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Luz utiliza IA para entregar previsão de conta de energia elétrica 

Tecnologia da energytech entra em operação neste mês, orientando, inclusive, sobre consumo inteligente

A Luz, fornecedora digital de energia, anunciou que seus clientes começam agora receber, neste mês, informações detalhadas sobre o consumo de seus aparelhos domésticos. O objetivo é que possam saber quais são os vilões de suas contas e, consequentemente, controlar melhor seus gastos. “Trata-se de uma iniciativa inovadora no País, já que as distribuidoras só levam ao consumidor o total de quilowatt-hora (kWh) mensal sem discriminar de onde vem a despesa. Quando chega a fatura, muito consumidor se assusta com os valores e quer saber se o ar-condicionado ficou ligado por muito tempo, se os filhos demoraram no banho ou se o problema foi com o aquecedor. Agora, essas dores terminaram”, assegurou Rafael Maia, CEO da Luz

A empresa implementou essa tecnologia com o auxílio da inteligência artificial, realizando ensaios digitais em eletrodomésticos e aparelhos por um ano. Essa leitura, ao longo do tempo, gerou dados para a empresa. O trabalho consistiu em ligar equipamentos comuns das casas em medidores da startup. Os algoritmos conseguem, a partir desses ensaios, entender o hábito de uma família de maneira individualizada e segmentada por item residencial. “Com as informações de consumo de cada eletrodoméstico, conseguimos criar nossa inteligência própria”, afirmou Alfredo Silva, sócio-fundador da Luz.

Hábitos familiares

Segundo o executivo, foram testados, por vários meses, air fryer, geladeira, freezer, ar-condicionado, ventilador, chuveiro elétrico, aquecedor, máquina de lavar roupas e outros utensílios, em diversos medidores de energia. O objetivo foi ensinar a inteligência artificial a entender hábitos familiares, por meio de machine learning.

Todos os eletrodomésticos testados foram classificados e agrupados no aplicativo que mostra a informação para o consumidor, em seis categorias distintas: geladeira e freezer; ar-condicionado e ventilador; chuveiro e aquecedor; cozinha; lavanderia; e outros. A ideia é que o cliente tenha acesso a dados cada vez mais detalhados para gerir sua fatura. “Devemos concluir novos trabalhos em breve para classificar outros equipamentos e agregar mais valor para o consumidor”.

Tecnologia detectando os vilões

Alguns dos principais ofensores do consumo de energia mensal de uma casa, para oito horas de equipamentos ligados diariamente, são o ar-condicionado (de 9 mil a 14 mil BTUs/h), com cerca de 182 kWh, (o equivalente a R$ 156/mês) e o aquecedor de ambiente, com 193 kWh (R$ 165/mês). Já o chuveiro elétrico de 4.500 W, ligado em média 30 minutos por dia, equivale a 72 kWh de consumo (R$ 61/mês).

O consumo desses equipamentos domésticos, vistos como vilões da fatura, são monitorados por medidores inteligentes instalados pela Luz nas residências. Após desagregar as cargas dos aparelhos que integram as seis categorias apresentadas no app da empresa, os medidores enviam os dados individualizados ao consumidor, que pode checá-los, por um gráfico o gasto em kWh e em Reais em sua conta.

“Este é o primeiro passo para dizermos, de forma personalizada, que a família pode diminuir o consumo se, por exemplo, desligar o ar-condicionado em um horário determinado ou trocar de geladeira ou chuveiro elétrico. Os algoritmos vão customizar cada vez mais as informações, sendo possível no futuro avisar o cliente a hora de fazer a manutenção ou trocar um determinado aparelho por consumir energia além do normal. O app da Luz para smartphones e tablets pode ser baixado por meio das lojas digitais e está disponível nas versões Android e IO”, concluiu Alfredo.

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