Mais de 80% dos assinantes são recorrentes nos serviços de streaming

Estudo da Vindi constata também que mais da metade dos pesquisados tem despesas com assinaturas inalteradas nos últimos 12 meses

Entre os serviços recorrentes, os streamings de vídeo surgem como a principal âncora, contando com a assinatura de 81% dos consumidores de serviços digitais, seja de forma independente ou em combinação com outros serviços. Entre as plataformas, Netflix e HBO Max lideram as preferências de quase 25% dos assinantes. Os dados fazem parte da segunda edição da “Pesquisa de Assinaturas”, estudo divulgado pela Vindi, especializada em soluções de pagamento recorrente no  Brasil e pertencente ao ecossistema LWSA. Realizada em parceria exclusiva com a Opinion Box, o levantamento fornece insights sobre o mercado de recorrência no país e traz dados atualizados para compreender o mercado  de consumo dos próximos anos.

Entre os principais destaques, 51% dos participantes afirmaram que suas despesas com assinaturas permaneceram inalteradas nos últimos 12 meses, desafiando as adversidades econômicas apresentadas por um cenário no qual a inadimplência atingiu patamares alarmantes – que, segundo a CNDL atingia mais de 66 milhões de pessoas em dezembro.

De olho nas tendências a curto prazo, a pesquisa sinaliza que 61% dos entrevistados antecipam manter seus gastos com assinaturas inalterados nos próximos 12 meses. “ Esses dados são relevantes pois mostram uma tendência que reflete uma expectativa de estabilidade financeira contínua, além de reforçar a firme intenção de manter padrões de consumo, indicando uma resiliência notável no cenário atual do mercado de assinaturas”, explicou Thais Luciani, diretora de marketing da Vindi. 

Os destaques nos streamings de vídeo 

Com a temática do “compartilhamento de senhas” ganhando destaque no último ano, tornando-se uma verdadeira arena para os serviços de streaming – líderes no setor de assinaturas – em sua busca por conter a prática dos usuários de compartilhar senhas, a pesquisa também se aprofundou nesse tema. Ao entrevistar os consumidores, indagando sobre com quem eles compartilham as senhas de seus serviços de streaming, a pesquisa  trouxe respostas que revelaram que 51% dos compartilhamentos foram direcionados à família, 40% para namorados ou cônjuges e 16% para amigos.

“A edição da Pesquisa de Assinaturas, realizada entre 2020 e 2021, foi a primeira relacionada ao segmento no país e proporcionou uma compreensão única do mercado de recorrência no Brasil. Ao decorrer dos anos, acompanhamos muitas transformações no comportamento do consumidor e foi pensando nisso que a Vindi decidiu lançar uma nova edição reformulada e atualizada do estudo.” comentou Thais.

Metodologia 

De acordo com a executiva, “com rigor metodológico e estatístico consistentes, a nova edição da pesquisa tem como foco primordial entender as transformações nos hábitos dos consumidores no período pós-pandêmico, além de realizar uma análise do comportamento atual em relação às assinaturas. O estudo oferece uma perspectiva direta dos consumidores, tornando-se um guia valioso para orientar estratégias de negócios em ambos os setores, B2C e B2B,  ao fornecer um diagnóstico sobre o comportamento dos consumidores em relação às assinaturas, tanto no presente como tendências para o futuro”. Para além desses insights, a Pesquisa de Assinaturas da Vindi inclui o valor médio que os brasileiros despendem por mês em assinaturas, os métodos de pagamento mais preferidos, os principais segmentos e serviços assinados, entre outros dados relevantes para entender o cenário do consumo no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima