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Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk

Mais de 80% dos consumidores participam de programas de fidelidade

Pesquisa da Octadesk mostra que descontos em futuras compras a acesso a eventos exclusivos são estratégias que garantem exclusividade e economia

Dos consumidores que participam de programas de fidelidade de empresas ou marcas, 84% o fazem mesmo que de vez em quando e apenas 16% disseram que raramente ou nunca participam. Além disso, 76% dos consumidores se sentem mais inclinados a comprar de empresas ou marcas que oferecem programas de fidelidade. As constatações fazem parte do estudo “CX Trends 2024”, elaborado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostrando ainda que os entre os principais motivos que incentivam a participação em programas de fidelidade, 37% dos consumidores apontam a facilidade de acumular recompensas, 41% valorizam os descontos exclusivos e 49% preferem o acúmulo de milhas ou pontos para viagens. 

De acordo com Rodrigo Ricco, fundador e diretor da Octadesk, “essa estratégia é extremamente vantajosa para as empresas, ajudando a garantir receitas recorrentes, quanto para os consumidores, que recebem vantagens especiais. Os consumidores desejam acumular pontos que possam ser trocados por incentivos. Portanto, é essencial oferecer uma contrapartida que realmente encante o cliente”.

Quando questionados sobre o tipo de recompensa ou benefício mais valorizado, 61% mencionaram pontos que podem ser trocados por recompensas, 44% preferem descontos em futuras compras, 43% valorizam acesso a produtos ou serviços gratuitos, 29% gostam de brindes ou presentes, e 14% apreciam acesso a eventos exclusivos.

Marcas renomadas como Starbucks, Amazon e LATAM são exemplos de empresas que utilizam programas de fidelidade para criar vínculos duradouros com seus clientes. O programa Starbucks Rewards, por exemplo, permite que os clientes acumulem pontos a cada compra, que podem ser trocados por produtos gratuitos. A Amazon Prime oferece benefícios como frete grátis e acesso a serviços exclusivos, já a LATAM Pass permite que os clientes acumulem pontos que podem ser trocados por passagens aéreas e outros benefícios.

Além disso, aproveitar os programas de fidelidade para obter informações estratégicas dos clientes é uma ótima maneira para criar uma conexão mais profunda e personalizada com cada consumidor. Ao coletar e analisar dados sobre os hábitos de compra, preferências e comportamento dos clientes, as empresas podem oferecer conteúdos e ofertas altamente relevantes que atendam às necessidades individuais. Esta personalização não apenas aumenta a satisfação e a lealdade dos clientes, mas também diferencia a marca no mercado competitivo. “Demonstrar que você entende seus clientes, seus hábitos e necessidades individuais pode ser um diferencial para o sucesso da sua marca”, finalizou Rodrigo.

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