Criado pela consultoria Gad, o rebranding da Escola de Educação Permanente (EEP) do Hospital das Clínicas destaca proposta de valor baseada na credibilidade e na reputação da instituição
A EPP – Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP anunciou o reposicionamento da marca e uma nova proposta de valor, baseada na credibilidade e na reputação da instituição e de seus profissionais. “Desenvolvido pela consultoria de marca e experiência Gad, o projeto de reposicionamento destaca os atributos do melhor hospital público do Brasil, de acordo com o ranking World’s Best Hospital 2023 da Revista Newsweek, de ser uma instituição transformadora, parceira e de referência. O projeto incorpora o X à marca-mãe HC, fazendo referência à experiência HC e, também, à inovação. Na nova marca HCX, o ‘X’ garante um nome curto, sonoro e de fácil memorização, além de ser mais disruptivo para o mercado e menos literal. A letra X é usada por diversas submarcas como um ‘algo a mais’ junto à marca-mãe”, detalhou Luciano Deos, CEO do Gad.
Já de acordo com Rogério de Souza, diretor geral da HCX, “o lançamento da nova imagem da escola de educação do HC é uma oportunidade para reposicionarmos e fortalecermos nossa instituição, promovendo uma mensagem coesa que ressoe com o mercado, alunos, professores e demais membros ligados ao complexo HC. O segmento de educação com foco na área de saúde tem ganhado destaque nos últimos anos no Brasil, com a multiplicação de instituições de ensino e o surgimento de novos cursos de aperfeiçoamento, especialização e gestão no setor. A ex-EEP HCFMUSP, que passa a se chamar HCX, promove cursos técnicos, de pós-graduação e programas de capacitação médica e multiprofissional, traduzindo o novo posicionamento da instituição, de oferecer a ‘Experiência HC’”.
Identidade visual
Luciano, especialista em branding, explica que a estratégia é adotada em diversos cases pelo mundo, de diversos segmentos, em marcas como Harvard Medical School (HMX); Armani Exchange (AX); ou Enel X, que buscam, assim, uma forma simples e sintética de se diferenciar da marca-mãe através de uma letra que potencializa e dá uma outra dimensão a um novo segmento ou negócio de atuação da empresa/marca. “A nova identidade e linguagem da marca HCX traduzem o novo posicionamento. A seta, por exemplo, é um elemento impulsionador, que expressa o movimento e a conexão em direção ao X com a essência da marca”.
Segundo ele, o logotipo ganhou paleta de cores própria, em tons de verde escuro, água e claro, que conversam com as cores já adotadas pela identidade visual da Faculdade de Medicina da USP e do HC. “O X, quando isolado do logotipo, é um dos principais elementos gráficos do sistema de linguagem, onde podemos destacar a busca pelo equilíbrio entre uma identidade própria e a referência das marcas das quais o HCX deriva”.