O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Mercado de banda larga deve continuar crescendo



O mercado de banda larga na América Latina está crescendo graças aos esforços dos provedores em atrair e encorajar novos clientes a trocarem o velho acesso discado por uma conexão mais rápida. Segundo um estudo da Frost & Sullivan, empresa internacional de consultoria e inteligência de mercado, este setor alcançou 12,5 milhões de acessos em 2006 e deve chegar a 28,5 milhões em 2012. “Este movimento ocorre devido a dois fatores: a migração da conexão discada para banda larga, altamente incentivada pelas empresas, e o baixo custo dos novos planos, com ofertas mais completas”, afirma Andrés Sciarrotta, analista da Frost & Sullivan.


Neste mercado altamente competitivo, as operadoras a cabo e as comuns estão constantemente desenvolvendo estratégias para expandir sua base de assinantes. A introdução de novas tecnologias, como Triple Play e WiMax, é um passo decisivo na direção do sucesso. “Os novos planos que incluem estas modalidades estimulam o crescimento do mercado, tanto para o acesso por cabo quanto por ADSL”, revela Andrés.


Contudo, os serviços de banda larga sofrerão um revés caso continuem a custar caro em alguns países, e também se os provedores de Internet (ISPs) mantiverem cobranças extras em algumas áreas. “A maioria dos consumidores ainda está indeciso sobre adquirir banda larga, não apenas por causa do alto preço em alguns países, mas também devido ao alto custo que serviços como voz e vídeo representa para eles”, observa Sciarrotta, complementando que “a falta de regulação impede a distribução total das novas tecnologias”.


Aplicações mais baratas e mais personalizadas vão permitir que os operadores aumentem o número de assinantes residenciais e empresariais. Neste cenário, o Triple Play pode se tornar uma opção com potencial para expandir a penetração da banda larga na região. “Para superar estes desafios, é crucial para as operadoras e para os provedores fazerem alianças e aquisições, pois assim eles podem oferecer os três serviços (voz, vídeo e dados)”, sugere o analista. “Uma oferta tão completa permite que as empresas sejam mais competitivas e obtenham mais usuários”, conclui o analista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima