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MPD realiza evento de CX voltado para a construção civil

Agenda do Conexão Day contou com mais de 30 palestrantes e executivos em discussões e apresentações centradas na experiência do cliente

A MPD Engenharia, empresa que atua em diversos segmentos da construção civil e na incorporação de empreendimentos de médio e alto padrão, aproveitando a celebração do CX Day, realizou um evento imersivo que reuniu profissionais CX de incorporadoras, construtoras e administradoras condominiais. “O objetivo foi o de discutir o futuro da jornada do cliente na construção civil e a imersão ocorreu no espaço Cubo Itaú, em São Paulo, um ambiente propício para o compartilhamento de ideias e inovações”, comentou Debora Bertini, diretora geral de incorporação e vendas da MPD Engenharia.

Colocando a concorrência de lado, o evento reuniu grandes nomes do mercado com o objetivo de promover um diálogo construtivo no setor com foco nas demandas atuais e incentivar as melhores práticas de CX. A construtora, que também é mantenedora do hub de inovação em habitação e construção do Cubo Itaú, o Cubo Construliving, abriu esta oportunidade pela primeira vez para fomentar conexões, discutir o futuro do setor e aprimorar a experiência dos clientes em toda a esfera da construção civil.

A ação teve como ponto de partida a troca de expertise entre os players, almejando compartilhar visão de futuro, conhecimentos e práticas que fortaleçam o mercado. A principal provocação dos conteúdos foi que a experiência do cliente deve ser prioridade, acima de concorrência e mudanças no mercado, agregando valor a um bem de longo prazo em todas as etapas da jornada de compra do consumidor.

Segundo Débora, “a experiência do cliente deve estar no centro da construção civil. Sou uma grande defensora destas práticas, uma vez que estamos falando de um bem que, muitas vezes, é o sonho de uma pessoa. Para produtos como esse, precisamos antecipar os desejos dos nossos clientes com precisão, pois este pode ser o único grande investimento que eles farão na vida. Por isso, na MPD, buscamos criar relacionamentos únicos com nossos clientes”.

Acompanhando um mercado multigeracional e os desejos cada vez mais complexos dos consumidores, a ação destacou como as especificidades do setor têm exigido cada vez mais investimentos para oferecer aos clientes não apenas um produto, mas uma experiência completa, desde a aquisição do terreno, por parte da incorporadora, até o cotidiano dos moradores pós-entrega. As ações devem ir além do momento da compra, para que as empresas se mantenham competitivas, antecipem os hábitos e preferências de cada consumidor e suas respectivas gerações, permitindo que os profissionais de marketing e relacionamento ofereçam respostas precisas às tendências do mercado e às dúvidas dos clientes, garantindo a relevância de seus negócios.

Corroborando o conceito de tornar as experiências mais personalizadas para cada tipo de consumidor, especialistas também destacaram a importância de tornar o mercado imobiliário cada vez mais orientado por dados, ou seja, data-driven. Nos últimos anos, essa filosofia de negócios, voltada para o relacionamento com o consumidor, tem sido predominante nos segmentos de varejo, alimentação e beleza, e muitas empresas já observaram bons retornos com esse modelo. Segundo o Opinion Box, 91% dos brasileiros consideram a experiência um fator importante na escolha de onde comprar, e 81% dos consumidores gastam mais em empresas que oferecem uma boa experiência. A pesquisa também revelou que 69% estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço se a empresa proporcionar uma boa experiência.

Adriana Dalonso, gerente de relacionamento com o cliente da MPD e idealizadora do Conexão Day, enfatiza a necessidade urgente de uma agenda dedicada ao mercado da construção civil. “Embora existam inúmeros eventos em outros setores discutindo o CX, a jornada do cliente na construção civil é longa e repleta de desafios tão significativos quanto os de qualquer outro segmento. É crucial que os grandes executivos do nosso mercado se façam ouvir e se envolvam nessas discussões. Precisamos de mais espaços como o Conexão Day, onde possamos compartilhar experiências e aprendizados, transformando essa narrativa e elevando o padrão de atendimento na construção civil. O tempo de agir é agora, e este evento é um passo essencial nesse caminho”

Por fim, o evento discutiu como o trabalho das incorporadoras não termina após a entrega do projeto, destacando sua atuação na pós-ocupação. Para garantir um bom relacionamento com os consumidores, de modo que eles retornem, indiquem a empresa e tenham apenas experiências positivas, as incorporadoras precisam iniciar o processo de entrega do empreendimento com meses de antecedência, resolvendo todas as dúvidas que os moradores possam ter. Nesse trabalho de relacionamento, as incorporadoras devem antecipar a escolha dos síndicos para juntos, construírem um modelo de convivência que respeite as individualidades de cada morador, considerando os espaços propostos pelo projeto e estabelecendo regras que atendam a todos os envolvidos nas áreas comuns.

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