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O Black Friday na AL

A Black Friday já é a segunda data mais importante no varejo brasileiro, atrás apenas do Natal. Nesta época os lojistas movimentam grandes volumes de vendas e a tendência é que este fenômeno continue a crescer cada vez mais, já que o e-commerce vem atingindo maturidade. Os excelentes resultados no País já são uma realidade e a América Latina embarca na tendência, adaptando costumes às datas de descontos que surgiram originalmente nos Estados Unidos. A diversidade cultural da região traz características e datas diferentes de liquidações online a cada país. Mesmo assim, a Black Friday ganha cada vez mais relevância. É o que revela o estudo Black Friday Global.
Segundo a pesquisa, há um crescimento exponencial em compras nos últimos cinco anos na Argentina (376%) e no México (47%), mas quem continua liderando a lista de país latino-americano com mais vendas na Black Friday é o Brasil, já que mais de 90 % brasileiros sabem o que é a Black Friday, comparado com 68% na Argentina, 61% no Chile e 67% no México. Cada país tem suas datas específicas de liquidações, como a Hotsale argentina, o Buen Fin mexicano, as Cyber Monday argentina e chilena, além da Black Friday propriamente dita, chamada de Viernes Negros na Colômbia.
DIFERENTES CULTURAS
Argentina
– Duas grandes datas de liquidação online, a Hotsale, que acontece na segunda metade de maio e a Cyber Monday, na primeira quinzena de novembro;
– Mas a Black Friday vai ganhando cada vez mais relevância no país com 39,5% dos consumidores planejam antecipadamente o que pretendem comprar na Black Friday;
– 77% dos argentinos afirmam confiar que os descontos oferecidos são reais.
Chile
– As datas de desconto recebem o nome de Cyber: o Cyber Day ocorre no final de maio e a Cyber Monday, geralmente no início de outubro.
– Chegando em sua data tradicional, no final de novembro, a Black Friday têm conquistado o público chileno, sendo que 68% compram por impulso nesta data;
– 83% dos consumidores chilenos afirmaram crer na veracidade dos preços baixos.
Colômbia
– No país, são realizados dois eventos Cyberlunes, um em junho e outro em novembro;
– Apesar de estes serem os eventos oficiais, a Black Friday ou Viernes Negros também vêm ganhando destaque;
– A próxima Cyberlunes colombiana será dia 25 de novembro, seguida pela Black Friday em 29 de novembro;
– A partir da terceira semana de outubro os consumidores já começam a buscar ofertas, sendo que 60% dos interessados nestes eventos afirmam preferir comprar pela internet;
– Na edição de junho de 2019 da Cyberlunes, houve um aumento de 68% nas compras exclusivamente online.
México
– O varejo online tem crescido cada vez mais no México via smartphones;
– No meio de novembro, fim de semana anterior ao Dia da Revolução Mexicana, ocorre o tradicional El Buen Fin, a liquidação online mais importante do país, com duração de quatro dias e acontecerá de 15 a 18 de novembro deste ano;
– A data foi escolhida de maneira estratégica, já que 95% dos mexicanos recebem a segunda parte de seus salários no dia 15;
– Para se destacar neste país, é importante oferecer diversas opções de pagamento, em débito, crédito e boleto.
Peru
– São organizadas anualmente três edições dos Cyber Days: uma em abril, outra em julho e a última em novembro.
– A Black Friday também vem conquistando seu espaço com 53% dos peruanos com intenções de comprar na Black Friday, um aumento considerável em relação ao ano anterior, 33% maior.
Uruguai
– A mais importante liquidação online é chamada de Ciberlunes, ocorrendo em duas datas distintas: uma no começo de junho e outra no início de novembro.
– Neste período os consumidores costumam acessar com mais frequência as lojas online do próprio país;
– Os uruguaios também têm aderido à Black Friday, no final de novembro, com grande foco nos descontos em lojas estrangeiras, grande parte delas nos Estados Unidos.
Para ajudar os sellers nas estratégias de expandir as vendas no mercado latino, o Anymarket desenvolveu o e-book “Black Friday na América Latina: O Comportamento do consumidor latino-americano e as oportunidades para seu e-commerce“, em parceria com a ClearSale. O material traz as principais tendências do varejo online de cada país, lista dos principais marketplaces da América Latina, além de dicas de como se proteger de fraudes na Black Friday.

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