Estudo da Collinson mostra que, dependendo de cada geração, brasileiros não abrem mão de descontos em suas viagens e não deixam de fora a importância dos serviços voltados para os pets
Cada vez mais, os consumidores estão à procura de experiências únicas e voltadas a seus gostos pessoais, dispensando práticas genéricas. Com isso, o setor de turismo tem enfrentado grandes desafios para agradar desde a geração Z até os Boomers, uma vez que as diferentes exigências de gerações têm sido uma preocupação recorrente em todos os setores da economia.
Com o objetivo de aprender como os consumidores de cartão de crédito reconhecem, valorizam e usam os benefícios relacionados a viagens, a Collinson realizou um estudo recente com 600 pessoas, contemplando os seguintes países: Colômbia, Brasil, México e Peru, sendo 150 entrevistas em cada uma das regiões citadas. A amostra incluiu homens e mulheres entre Boomers (55-74 anos), Millennials (35-44 anos), Gen-X (45-54 anos), Millennials mais jovens (25-34 anos) e Centennials ou Gen-Z (18-24 anos).
O uso do cartão de crédito
No Brasil, 80% dos entrevistados no Brasil gostariam que as recompensas e benefícios relacionados a viagens fossem o elemento central dos cartões de crédito; 82% dos brasileiros estariam dispostos a trocar seu cartão de crédito por outro que conceda passagens para as salas VIP do aeroporto sem custo adicional; 96% dos centennials possuem cartões com benefícios, já entre os Boomers essa taxa é de 88%; para 32%, as salas VIP são um dos principais critérios para a escolha de um cartão e são os benefícios prioritários relacionado à viagens; 63% estão dispostos a pagar para fazer uma reserva de acesso ao lounge; 55% têm acesso a salas VIP com seus cartões, sendo que 61% dos homens têm acesso a lounges de aeroportos contra 48% das mulheres; e os membros do Priority Pass estão mais dispostos a usar seu cartão com mais frequência do que os não inscritos, com 86% e 80%.
De acordo com Manuel Catedral, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Collinson nas Américas, “nosso plano estratégico e de negócios tem sido focado em entender as principais tendências no comportamento do consumidor de viagens, mudanças de atitude em relação ao turismo e viagens de negócios, o impacto da tecnologia e estratégias de fidelização. O objetivo é atender às necessidades do novo ecossistema de viajantes; permitindo que eles viajem com maior confiança, facilidade e conforto”.
Mas lazer do que trabalho
A pesquisa ainda revelou que os jovens millennials brasileiros, de 25 a 34 anos, são os que mais apreciam cartões de crédito para recompensas (62%), em relação a outras gerações. Porém, a geração X, de 45 a 54 anos, é a que mais usa o cartão de crédito para melhorar experiências de viagem. Outro dado relevante do estudo é que os brasileiros estão viajando mais a lazer do que a trabalho, tanto em viagens domésticas, quanto às internacionais.
Quando indagados sobre a disposição para pagar, os brasileiros responderam que o desconto no aluguel de carros é o serviço (72%), seguido pelos descontos do duty free (65%); o terceiro lugar, com 64% de preferências, é ocupado por experiências gastronômicas dentro dos aeroportos;
O setor está otimista com o interesse dos brasileiros em relação às viagens e mostrou que além desses pontos também é valorizado descontos em refeições, via rápida para o aeroporto (que é tão importante quanto estacionamento no local, segundo o ranking), cuidado com as bagagens e ainda serviços voltados aos pets.