O futuro da indústria de software no Brasil

0
2

A Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) realiza no próximo dia 16 de fevereiro, em São Paulo, o evento “Indústria Brasileira de Software 2010”. O evento tem por objetivo identificar cenários por meio da análise de tendências e possíveis rotas para a indústria brasileira de software. Para Waldemar Borges, presidente da Softex, “a iniciativa é de fundamental importância para que a entidade compreenda as oportunidades e os desafios futuros, podendo assim definir com maior precisão os objetivos estratégicos, as metas e ações”.

Coordenado pelo Observatório Digital Softex, o evento faz parte das atividades internas do planejamento da associação e contará com as presenças de especialistas, acadêmicos, empresários e policy makers. “Ao reunir empresários, acadêmicos, pesquisadores, agentes Softex de todo o país e representantes do Governo para um debate sobre as tendências do setor, será possível definir uma estratégia para apoio e incentivo da indústria brasileira de software que esteja totalmente adaptada ao novo contexto, não só do mercado mundial, mas também local. A proposta do encontro é elaborar um plano inovador que nos permita trabalhar de maneira estruturada o setor, a partir de um elenco de ações capazes de melhorar a competitividade das empresas nacionais e a a inserção no mercado global”, analisa José Antonio Antonioni, coordenador-geral da Softex.

Para Antonioni, um dos temas que certamente estará na pauta de debates é o desafio de as empresas brasileiras investirem no desenvolvimento de produtos que possam ser rapidamente internacionalizados. “Muitas empresas têm dado preferência à aquisição de soluções de TI que possam ser utilizadas nas diversas unidades espalhadas pelo mundo. Que ações a entidade pode tomar no sentido de ajudar as companhias brasileiras a atuar nesse novo cenário? São questões desta magnitude que os especialistas irão debater neste painel”, conclui o executivo.

Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (19) 3287 7060 ou no site http://www.softex.br