O melhor de dois mundos

Ciente da importância do contato mais humano, a Sky foi buscar nos próprios operadores a inspiração para os seus bots de atendimento. O agente virtual foi desenvolvido inspirado nas práticas dos melhores agentes humanos da operadora, aqueles com melhor nota de eficiência e de satisfação. Estudou-se por meio da monitoria de centenas de chamadas como os agentes que tinham a melhor resolutividade conduziam as ligações, assim como aqueles que eram melhores avaliados pelos próprios clientes, com nota mínima de 9,5 em uma escala de 10. “A forma como o robô atua é absolutamente inspirada na performance dos melhores agentes”, destaca Evani Montechesi, diretora de atendimento da Sky.
Como resultado, ela conta que muitos clientes não notam que estão lidando com um robô, citando, como exemplo, uma chamada recebida no período do carnaval na qual um cliente conversou de forma descontraída e natural. “Essa ligação nos chamou atenção, pois sem perceber que falava com um robô, tratou-o como ´minha patroa´ e ainda, ao final da mesma, ao agradecer, desejou um ´bom carnaval´”, relembra. O resultado disso, segundo a executiva, apareceu na melhoria da experiência do cliente, na aderência de 100% aos processos de negócio e, consequentemente, no aumento do NPS, Net Promoter Score, bem como a redução de custos. “A eficiência do agente virtual de voz da Sky conseguiu reduzir pela metade o tempo de atendimento dos motivos técnicos em que ele atua, solucionando completamente o problema do cliente sem intervenção de atendentes humanos, em 66% das chamadas.”
Implementado em junho de 2018, o bot de atendimento da Sky foi desenvolvido em parceria com a BlueLab, tendo como intuito gerar encantamento ao cliente e eficiência no processo de atendimento. Para isso, além dos recursos de Inteligência Artificial, ele conta com tecnologia em nuvem que permite integrar aos sistemas legados, tornando-os capazes de prestar atendimentos fim a fim ao cliente. “Ou seja, além de informar e orientar, ele também realiza transações e processa demandas, como, por exemplo, agendar uma visita técnica (com negociação de datas, coleta de dados de referência e de contato) ou alterar a data de vencimento de uma fatura”, completa.
Hoje, ele é utilizado no SAC e na cobrança, tanto para os canais de voz (telefone) como chat (aplicativo e site). No SAC receptivo, atende chamadas técnicas, e é capaz de realizar diagnósticos, vender plano de assistência técnica, atualizar o sinal do cliente e agendar uma visita técnica quando necessário. Já na cobrança, atende chamadas de clientes inadimplentes, para negociação, liberação de sinal, transaciona pagamentos com cartão de crédito etc. “Além de acelerar o processo de atendimento, o robô toma decisões, pula etapas concluídas previamente pelo próprio cliente e abre o chamado quando necessário.” Evani pontua que o bot iniciou contemplando os principais assuntos de chamadas técnicas e, gradativamente, está ampliando para os demais assuntos. “Atualmente, o voicebot já trata aproximadamente 30% de 300 mil ligações que recebe mensalmente”, completa.

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O melhor de dois mundos

Se por um lado, as empresas tradicionais têm sua experiência e força no mercado, por outro as startups possuem maior agilidade e conhecimento em relação às novas tecnologias. Então, por que não unir o melhor dos dois mundos? Foi pensando nisso que a Geru fechou parceria com o banco Celetem, do BNP Paribas para a oferta de crédito consignado 100% online para aposentados e pensionistas do INSS. Segundo o CEO da startup, Sandro Reiss, esse tipo de união mostra que as empresas não necessariamente são concorrentes e que podem juntar o que têm de melhor para oferecer experiências superiores aos clientes. “Acredito que a união de empresas tradicionais e startups podem criar produtos melhores. Se por um lado o Cetelem tem o know-how do consignado, por outro, a Geru tem o expertise da tecnologia.”
Para o executivo, o grande beneficiado é o consumidor, que ganha um produto ou serviço superior ao que está acostumado. “A Geru criou uma forma de oferecer o mesmo produto com a comodidade, transparência e segurança garantidas por toda a tecnologia por trás de sua estrutura.” Um exemplo é que todos os dados são capturados em plataforma eletrônica e utilizados apenas para a análise. Além disso, o tomador tem acesso a todos os detalhes de seu pedido e recebe uma notificação sempre que seu status é atualizado.
Reiss explica que a possibilidade de oferecer um novo tipo de serviço para este segmento foi o que impulsionou a adentrar no segmento. “E a sinergia com o Banco Cetelem nesta inovação, nos trouxe o know-how do segmento para oferecer uma experiência diferenciada ao cliente”, completa.
A parceria surgiu em 2017, com o entendimento do banco de que a oferta trazia um diferencial. Assim, o Cetelem ajudou a Geru a navegar nas experiências e peculiaridades que existem nesse mercado. “Na prática, o cliente faz toda a gestão do empréstimo com a gente, mas o Cetelem é quem financia todos os empréstimos que criamos por meio da plataforma”, conta Reiss. Ele destaca ainda que a parceria é de extrema importância para a Geru, pois, além de fazerem parte de um grupo reconhecido mundialmente e serem responsáveis pelo funding das operações, o banco abriu a porta para um mercado valioso, o do crédito consignado, que, atualmente, encontra-se atrás apenas do crédito imobiliário em volume de financiamentos.

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