O perfil do consumidor mudou. O comportamento, idem. Além dessa transformação que parece mera semântica, o Brasil vê hoje uma nova classe social consumindo mais e o mesmo acontece com uma região do País, para quem pesquisa mais a fundo. As novidades aparecem com a classe C e D e a região Nordeste. Dados de O Observador 2011 comprovam que enquanto a população geral cresceu 5,35%, a classe C cresceu 62,12%. E tem mais. Muito mais, para confirmar a tese e alertar estrategistas empresariais.
Em alerta, as empresas identificam as mudanças no comportamento do consumidor. Para a maioria ficou mais difícil fidelizar o cliente, pois o mercado oferece vasto leque de produtos e o consumidor pode escolher qual se adéqua melhor a sua necessidade. A consequência percebida é a necessidade de personalização cada vez maior em produtos e serviços para quem quer agradar e conquistar o consumidor.
Uma outra mudança tácita é o acesso a informação, que concede ao cliente maior poder de decisão na compra. Atualmente, o consumidor não quer comprar quantidade, mas sim qualidade e por isso não se preocupa com o melhor preço, mas com a durabilidade da aquisição.
Com um trabalho jornalístico aprofundado, a revista ClienteSA conseguiu mapear as mudanças que o mercado sofre, entrevistando executivos de companhias de diversos setores, áreas e atividades que apontam as transformações. O Especial, com muito mais detalhes, você pode conferir nas sugestões de leitura abaixo.
Tam amplia estratégias antigas
Companhia aérea mostra suas táticas para se adequar ao novo público em ascensão
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Nestlé regionaliza atendimento
Respeitar as características culturais do consumidor favorece fixação da marca
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Consumidor quer produtos que atendam especificamente a sua necessidade
Eles estão mais exigentes, informados e o mercado oferece vasto leque de produtos
Novo público em ascensão exige campanhas direcionadas para conquistá-lo
Com a expansão do consumo, empresas devem oferecer cada vez mais produtos adaptáveis
Para lidar com a diversificação de públicos é bom atentar aos anseios do cliente
Mudança no comportamento do consumidor exige cada vez mais produtos personalizados
Novo público exige mudanças no setor de cartão de crédito
Com a ascensão das novas classes, operadora percebe a necessidade de monitorar as preferências
Sony aposta no atendimento e no suporte técnico para que o cliente não se decepcione com a compra
Confira também números sobre o novo consumidor:
Estudo aponta que 72,4% da população possuem algum tipo de cartão
Estudo da Gfk avalia influência das marcas na opinião dos usuários das mídias sociais
Setembro é o segundo mês consecutivo que o consumidor apresenta sinais de pessimismo
Pesquisa aponta que 66% de habitantes de SP usam a tecnologia
Pesquisa aponta que em 2010, 50% das consumidoras do comércio eletrônico são mulheres
Pesquisa da Tetra Pak aponta que 70% estão preocupados com meio ambiente
Estrangeiros e a ascensão da classe social são principais motivos do aumento da atividade no País
Problemas não resolvidos é a principal causa e Itaú foi classificado como primeiro em satisfação