Jonathan Dagues, CEO da Spar Brasil

O protagonismo do PDV, com inteligência de dados, em favor do shopper

CEO da Spar Brasil traça um panorama dos avanços na área de trade marketing, com impactos na experiência do cliente no varejo

Consistindo no desenvolvimento de soluções e estratégias para as marcas garantirem melhor performance no ponto de venda, o trade marketing ganha cada vez mais espaço com os varejistas. Como é o exemplo da Spar Brasil, responsável por dar protagonismo aos produtos de seus clientes nos PDV’s, facilitando a vida do varejo e satisfazendo o consumidor, que encontra o produto que procura no momento certo. Detalhando de que forma a inteligência de dados e as estratégias de merchandising apoiam as marcas, Jonathan Dagues, CEO da Spar Brasil, participou, hoje (27), da 1039ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Começando a conversa pela explicação do porquê de ser a indústria – mais que o varejista – a responsável pela exposição e apresentação dos produtos nas gôndolas das lojas, Jonathan afirmou que isso ocorre em função das pequenas margens de lucro com que trabalha o varejo hoje em dia. De acordo com ele, transferir toda a ação de merchandising à marca fabricante diminui os custos e faz muito sentido por ser quem mais conhece o produto. “A indústria tem todo interesse em absorver os custos inerentes aos times de reposição dos produtos e de toda a comunicação, porque estará assim cuidando do seu produto no ponto de venda. Cabe a ela saber qual a melhor disposição das mercadorias e quais as mensagens que irão alcançar o cliente ou o shopper disposto a realizar aquela compra.”

Dessa forma, reforçou o executivo, é responsabilidade, principalmente das grandes marcas, a realização inclusive do trabalho transacional de colocar os produtos nas gôndolas, chamado de execução de merchandising. “Existem outras atividades muito importantes nesse processo, como por exemplo a gestão do inventário, com um sistema que controla o estoque de forma a não deixar que haja falta do produto na loja, garantindo que ele sempre esteja lá quando o consumidor o procura.”

Apoiando as indústrias nesses desafios, Jonathan contou que a Spar Brasil iniciou as operações viabilizando suas atividades com a aquisição da New Momentum, que pertencia ao Grupo Interpublic da McCann, com dois mil funcionários. De lá para cá, ela registrou crescimento de 400% e chegando a um quadro de sete mil colaboradores, atuando em PDVs em todo o Brasil com diversas marcas em varejos de todos os tipos e segmentos. “Embora nossa relação seja diretamente com a indústria, tais como a Red Bull, Ambev, Lenovo, Motorola, Sulvinil, etc., nosso trabalho de ativações e gerenciamento em loja acaba impactando mesmo é o shopper, garantindo-lhe a satisfação de encontrar o produto no momento certo.”

Indagado pela audiência se as mesmas estratégias bem sucedidas de trade marketing dos americanos podem ser aplicadas com sucesso no Brasil, o CEO respondeu, citando a NRF, que o trabalho feito no varejo americano serve de referência para muitos países, mas nem sempre pode ser aplicado em sua fórmula original, citando como exemplos a hiperpersonalização, a regionalização de produtos e alguns avanços tecnológicos. Nesse sentido, ele explicou que há vários aspectos não aplicáveis no Brasil, pois o varejo ainda não está no mesmo nível em termos de tecnologia. “Mas, o mais relevante, é que o americano não tem um comportamento tão emocional quanto o consumidor brasileiro. Ele tem um perfil mais racional e, portanto, uma relação mais fria. Enquanto, o shopper, no Brasil, demanda um relacionamento mais humanizado no ponto de venda.”

Houve tempo para Jonathan detalhar que a Spar se concentra mais no merchandising, na capacitação dos times de gestão do PDV e na análise de mercado, onde entra o serviço de inteligência de dados que ajuda com a previsibilidade de consumo e preparação de estoques. O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1038 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.

A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (28), com a presença de Paula Moron Bernardoni, superintendente de parcerias estratégicas da Youse, que abordará o novo business focado na relação B2B2C; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Cliente global: Estamos no caminho certo de evolução?”, reunindo Ladislau Batalha, CEO do ICXI e do Lab Experience, Rodrigo Cintra, diretor de internacionalização da ESPM, e Ricardo Azambuja, customer care manager da B&B Hotels Italia.

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