CEO da Soldiers Nutrition conta a trajetória de empresa que pretende avançar na venda de suplementos fora da bolha da musculação
Às vésperas de inaugurar uma fábrica de mais de 10 mil metros quadrados em Cajamar, em São Paulo, a Soldiers Nutrition quer confirmar o conceito que a fez surgir: vender suplementos com excelência produtiva a preços justos. O que se torna possível pela conjunção da escolha de matérias primas, precisão produtiva e adoção do modelo D2C, vendendo on-line sem intermediários. Contando de que forma a empresa nasceu de forma caseira e os desafios enfrentados até chegar aos 200 mil clientes atendidos mensalmente, Yuri Abreu, CEO da Soldiers Nutrition, participou, hoje (25), da 952ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Contrariando as pessoas que acreditam ter a Soldiers uma história romantizada de um empreendedor com capital e business plan perfeito que deu certo, Yuri inicia a live contando que, na verdade, ela nasceu sem nenhum planejamento, em um momento em que ele precisava urgentemente ganhar dinheiro para garantir sua sobrevivência. Trabalhando com tecnologia, ele se viu desempregado e descobriu que iria ser pai. Em meio a preocupação, ganhou uma consulta com um nutricionista que lhe passou uma lista de suplementos que deveria fazer uso. Quando confessou não ter condições de comprar todos os produtos, foi recomendado pelo profissional a ir em um espaço, no centro da capital paulista, que vendia a granel a um custo menor.
E aí que a história da empresa tem início, em 2014. “De fato, era possível comprar os mesmos suplementos pela metade do preço e comecei, então, a adquiri-los e oferecer aos amigos da academia, por um preço um pouco maior do que havia comprado, auferindo algum lucro, em um processo de ganho mútuo. Pois eles também economizavam e eu lucrava com isso.” Nesse processo, em 2016, ele começou a disponibilizar os produtos on-line, pelo Mercado Livre, e foi escalando lentamente até que o empreendimento cresceu. “O modelo de negócio é o mesmo até hoje com venda no modelo D2C, Direct to Consumer, já com uma fábrica por meio da qual produzimos os suplementos, com custos bem reduzidos, permitindo continuar oferecendo os produtos a preços competitivos.”
Indagado sobre os desafios de fabricação, ele explicou que foi um aprendizado contínuo, pois a indústria de suplementos é bem peculiar. “Por exemplo, a creatina, um dos mais consumidos em todo o mundo, poucos são os países que dominam sua tecnologia produtiva. Nem mesmos os Estados Unidos se incluem entre eles. Então, compramos a creatina na Alemanha e na China e envasamos para vender. Assim, fomos também criando fórmulas dos suplementos dentro do conceito de excelência competitiva, que é de entregar o melhor produto possível a um preço justo. O que é possível também por eliminar intermediários, vendendo direto ao consumidor.”
Segundo explicou o CEO, para provar que os produtos, apesar do custo menor, possuem boa qualidade, o negócio foi estruturado no que chamou de um mega F e 3 P’s. “Ou seja, uma mega fábrica, que será inaugurada em setembro deste ano, com 10 mil m2, sendo uma das maiores plantas de fabricação de suplementos do Brasil, comprovando que estamos capacitados a comprar e produzir em larga escala, podendo oferecer a vantagem nos preços. E os 3 P’s são, juntamente, o preço, o padrão de alto nível de qualidade e a prontidão, conseguindo entregar rapidamente na casa do cliente que comprou em nossos canais on-line, tudo sem nenhum intermediário.”
Garantindo que uma das características da empresa é a obsessão pelo cliente, Yuri afirmou que o propósito é entregar saúde, sabendo que os produtos agregam positivamente às suas vidas. “Atendemos, atualmente, mais de 200 mil clientes mensalmente e é muito gratificante saber que estamos contribuindo para o seu bem estar e a serem pessoas melhores em vários aspectos.” Dando uma ideia do quanto há para avançar, citou que, enquanto nos Estados Unidos 37% da população consome algum tipo de suplementação, no Brasil, ainda não passa de 3%.
O executivo também respondeu questões trazidas pela audiência, levando-o a explicar de que forma a empresa pode ir além desses 3% que já consomem suplementação. Na sua visão, isso deve se dar pela conscientização. “Pois a creatina é um dos produtos com maior comprovação científica de eficácia no mundo. Ele é apenas um dos suplementos que dão resultados benéficos.” Ele ainda falou mais sobre essa diversificação de público, a preocupação em estar sempre próximo do consumidor, da abertura do primeiro quiosque da Soldiers, no shopping Anália Franco, em São Paulo, entre muitos outros assuntos.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 951 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 2,9 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerrará a semana com o Sextou, que irá debater o tema “Cliente global: Avanços na experiência já são percebidos na ponta?”, reunindo Melissa Riley, especialista em CX e customer insights, João Pedro Sant’Anna, CEO da SellersFlow, Ladislau Batalha, CEO do LAB Experience e do ICXI, e Thiago Quintino, CEO e founder da WCES Word Customer Economic Science.