A Serasa lançou o “Guia Serasa de Orientação ao Cidadão – Saiba como evitar a inadimplência e garantir o seu futuro”, totalmente revisto e ampliado. A publicação, que pode ser acessada no site da Serasa (www.serasa.com.br/guia), será distribuída gratuitamente no Serviço Serasa Gratuito de Orientação ao Cidadão, nas capitais e principais cidades do país.
O guia, cuja primeira edição foi lançada em 2001, é uma iniciativa de educação financeira, e está ainda mais completo para contribuir para que os cidadãos tenham condições de melhor administrar o dinheiro e orçamento, fazer negócios e compras com mais segurança e informações e prevenir-se da inadimplência. A atualização do Guia traz a participação do Procon São Paulo, com dicas e orientações, além de dois novos testes, da socióloga e economista Glória Pereira, que vão ajudar os consumidores a auto-avaliar-se. Outra novidade é que o guia foi impresso em papel reciclado, mais uma das ações de caráter ambiental da atuação socialmente responsável da Serasa.
Profissionais de reconhecida competência na área financeira e educacional participam do guia, como Mauro Halfeld, Louis Frankenberg, Cássia D´Aquino, Luciano Coutinho, Reginaldo Pinto de Carvalho e Glória Pereira, além do neuropsicólogo Daniel Fuentes e da psicóloga Denise Gimenez Ramos. “O desejo da Serasa é que todas as camadas socioeconômicas possam tirar proveito das informações, pois a inadimplência não interessa a ninguém. É uma das principais formadoras de taxas de juros aos consumidores, e desestimula o crescimento dos negócios. Se quisermos crédito mais barato para todos os brasileiros é essencial que a inadimplência caia” afirma o presidente da Serasa, Elcio Anibal de Lucca, na apresentação do livro.