A ouvidora-geral do município de São Paulo, Maria Inês Fornazaro, disse há que a Ouvidoria da Câmara deveria ter seu próprio número de telefone gratuito para atender as demandas que lhe dizem respeito. Atualmente, o Disque-Câmara (0800 619 619) é vinculado à Secretaria de Comunicação da Casa (Secom), que encaminha para a Ouvidoria as demandas relacionadas ao serviço. Na opinião de Maria Inês, no entanto, esse método sobrecarrega a Ouvidoria. Maria Inês fez o comentário em resposta ao ouvidor-geral da Câmara, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), durante o 1º Simpósio Nacional de Ouvidorias Parlamentares. Carlos questionou qual a melhor forma de atendimento ao público.
Maria Inês disse que o compromisso principal da ouvidoria parlamentar é compartilhar informações e as colocar a serviço do interesse público e da promoção dos direitos humanos e da democracia. Segundo ela, o trabalho das ouvidorias consiste fundamentalmente em transformar a reclamação individual em um processo coletivo, em que prevaleça o interesse público. “Aí é que reside o papel do ouvidor, em entender todo o contexto social em que se insere e o seu papel de transformar interesse individual em coletivo. Toda reivindicação é sempre fruto uma postura cidadã. Precisamos aproveitar essa possibilidade e transformar a relação desse cidadão com a sociedade e com o Estado, no caso da ouvidorias públicas”, afirmou.