Compreender o comportamento por trás de cada dado apoia diretamente o crescimento da organização
Autor: Waldo Gomes
Um dos principais objetivos dos negócios no mundo atual é ter um amplo conhecimento do ambiente virtual para alcançar um público maior, seja consumidor, fornecedor ou parceiro. Para apoiar nessa compreensão, surge a IoB (Internet of Behaviours, em inglês, e Internet do Comportamento, em português). Esta é uma combinação de 3 conceitos: tecnologia para coletar dados; Data Analytics para analisar os dados coletados e Behavioral Science, que estuda o comportamento humano e compreende o ambiente virtual.
Segundo o estudo O Mercado Industrial Brasileiro, da Frost & Sullivan, a IoB em conjunto com a IoT (Internet das Coisas) movimentaram mais de R$ 10 bilhões em 2021 e a estimativa é de continuar aumentando. Os investimentos na área realçam a migração dos negócios para o mundo digital — a qual foi acelerada nos últimos dois anos.
Ao unir a IoB com a IoT, que passou a ser um recurso utilizado em todos os segmentos para conectar dispositivos, obtém-se a coleta das informações via IoT e análise do comportamento dos colaboradores. Empresas mundialmente reconhecidas já combinam as duas tecnologias e mostram resultados expressivos. Um exemplo é a plataforma de streaming, Netflix, que as utiliza para recomendar séries e filmes aos consumidores de forma mais assertiva.
Além dela, o Instagram e o Youtube aplicam IoB e IoT para veicular os anúncios publicitários com base na preferência do usuário. Até 2023, 40% da população mundial, o que indica mais de três bilhões de pessoas, terão seu comportamento rastreado pela IoB, de acordo com o Gartner.
Os dados reforçam o conceito como tendência global e a sua contribuição também para as empresas, que podem otimizar processos para os seus colaboradores. Além de, dentro da indústria, a IoB pode simplificar a gestão e metrificar a produtividade da linha de produção.
Embora os dados fornecidos sejam valiosos, é fundamental que as organizações pensem na segurança do IoB, para que os dados estejam seguros e em compliance.
Em tempos de omnichannel, phygital, IoT, entre tantas novas tecnologias, compreender o comportamento por trás de cada dado apoia o crescimento empresarial tanto para o público interno quanto para o mercado.
Waldo Gomes é diretor de marketing e relacionamento da NetSafe Corp.