O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Posicionamento: qual é o seu?



Autor: Helio Moreira


Na busca constante pela singularidade em tempos de competição acirrada pela atenção dos consumidores, as empresas buscam criar ainda mais valor para suas marcas. E posicionar-se corretamente é um dos pontos importantes para a estratégia do negócio, atraindo os olhares de forma inovadora. Pois, inovar é alterar a forma de algo estabelecido para criar algo novo. Uma inversão de valores, onde o objetivo é criar novas experiiencias.


Esse termo vem sendo muito comentado entre os micros, pequenos e médios empreendedores e com razão, pois a sobrevivência do negócio em um mercado altamente competitivo exige muita diferenciação, informação, disciplina e uma excelente estratégia para manter a marca sempre bem posicionada. O posicionamento é o elo entre a estratégia e a execução.


Mas o que é posicionamento? O que ele proporciona? Como posicionar? E por que é tão valioso nos dias de hoje.


Para melhor compreender negócio e marca, é necessário olhar ambos como uma coisa só. Se de um lado o negócio define o que vamos oferecer ao mercado, do outro,a marca confere credibilidade. .


Portanto, é mais importante conhecer quem ´você é´ do que para onde ´você está indo´, uma vez que o mercado muda constantemente. E, nessas mudanças aceleradas e intensas é preciso posicionar e reposicionar. Nesse momento, rever os conceitos é fundamental.


Essa etapa é necessária para manter a marca competitiva e suportar as intempéries do mercado. Neste caso, olhar para dentro do seu negócio e encontrar novos caminhos torna-se um fator determinante para alcançar ou manter-se na liderança.


Para obter um posicionamento coerente e estratégico, é necessário definir três premissas básicas. Sua estratégia, diferenciais e experiências. Para isso, é preciso olhar a essência do negócio e questionar-se sobre sua verdadeira alma. É necessário entender que o sua empresa é um sistema vivo que precisa adaptar-se conforme as mudanças. Colocar em prática um planejamento coerente e não ficar só se espelhando no concorrente que faz melhor que você.


Conforme o posicionamento adotado, atributos ainda maiores precisam ser transmitidos para os consumidores, como a experiência de seu serviço ou produto. É neste momento que o empreendedor precisa equilibrar a lógica racional e matemática com a sensibilidade, de modo a agregar valor e influenciar as pessoas.


Uma boa empresa é aquela que, além de produzir com excelência aquilo que se propôs, consegue transmitir uma experiência positiva de seu serviço e de sua marca. E tudo isso começa com um bom posicionamento.


Hélio Moreira é formado em Publicidade, Desenho Industrial e MBA em Branding, e diretor da NewGrowing Design & Branding, que atua no mercado de branding e design há sete anos, e tem por objetivo agregar valor às marcas, através de uma visão sistêmica e arrojada da gestão de marcas e do design. A empresa oferece ações em processo de pesquisa, identidade e gestão de marca. E ainda conta com cases bem sucedidos para empresas das áreas de construção, beleza, saúde, gastronomia, entre outras. www.newgrowing.com .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posicionamento: qual é o seu?

Na busca constante pela singularidade em tempos de competição acirrada pela atenção dos consumidores, as empresas buscam criar ainda mais valor para suas marcas. E posicionar-se corretamente é um dos pontos importantes para a estratégia do negócio, atraindo os olhares de forma inovadora. Pois, inovar é alterar a forma de algo estabelecido para criar algo novo. Uma inversão de valores, onde o objetivo é criar novas experiências.

Esse termo vem sendo muito comentado entre os micros, pequenos e médios empreendedores e com razão, pois a sobrevivência do negócio em um mercado altamente competitivo exige muita diferenciação, informação, disciplina e uma excelente estratégia para manter a marca bem posicionada.

Mas o que é posicionamento? O que ele proporciona? Como posicionar? E por que é tão valioso nos dias de hoje.

O posicionamento é o elo entre a estratégia e a execução. Para melhor compreender negócio e marca, é necessário olhar ambos como uma coisa só. Se de um lado o negócio define o que vamos oferecer ao mercado, do outro a marca confere credibilidade. Portanto, é mais importante conhecer quem “você é” do que para onde “você está indo”, uma vez que o mercado muda constantemente. E, nessas mudanças aceleradas e intensas é preciso posicionar e reposicionar. Nesse momento, rever os conceitos é fundamental.

Essa etapa é necessária para manter a marca competitiva e suportar as intempéries do mercado. Neste caso, olhar para dentro do seu negócio e encontrar novos caminhos torna-se um fator determinante para alcançar ou manter-se na liderança.

Para obter um posicionamento coerente e estratégico, é necessário definir três premissas básicas: estratégia, diferenciais e experiências. Para isso, é preciso olhar a essência do negócio e questionar-se sobre sua verdadeira alma. É necessário entender que sua empresa é um sistema vivo que precisa adaptar-se conforme as mudanças. Colocar em prática um planejamento coerente e não ficar só se espelhando no concorrente que faz melhor que você.

Conforme as ações adotadas, atributos ainda maiores precisam ser transmitidos para os consumidores, como a experiência de seu serviço ou produto. É neste momento que o empreendedor precisa equilibrar a lógica racional e matemática com a sensibilidade, de modo a agregar valor e influenciar as pessoas.

Uma boa empresa é aquela que, além de produzir com excelência aquilo que se propôs, consegue transmitir uma experiência positiva de seu serviço e marca. E tudo isso começa com um bom posicionamento.

Hélio Moreira é diretor da NewGrowing Design & Branding e formado em publicidade, desenho industrial e MBA em branding.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima