Preparando a receita da lealdade

Manter o foco talvez seja um dos maiores desafios da atualidade, principalmente, quando se trata do consumidor multitela, que acessa, muitas vezes, mais de um dispositivo ao mesmo tempo e recebe informações de todos os lados. Foco também é algo trabalhoso para as empresas multinacionais, que possuem diversas marcas e uma grande gama de consumidores, podendo atender ao público diverso. Uma opção é que cada marca realize sua estratégia de fidelização e conquista do cliente, como é o caso da Unilever. Pensando em atender ao consumidor interessado em culinária e em aprender novas receitas, a Hellmann´s passou a investir no marketing de conteúdo como meio de aproximação e fidelização. “O marketing de conteúdo ajuda a passar uma mesma mensagem de formas diferentes, aproximando a marca do consumidor”, afirma a gerente de marketing da marca, Giovanna Gomes.
Ela explica que, no caso de empresas como a Unilever, que muitas vezes utilizam campanhas globais, uma estratégia de conteúdo bem feita ajuda a deixar a marca com uma cara e linguagem mais local, além de direcionar o investimento para os perfis que procuram a informação que estamos oferecendo. Além do fornecimento de informação, criar um projeto de marketing de conteúdo em diferentes canais também traz o benefício de um engajamento multicanal, permitindo que a marca consiga ter contato com o cliente nos mais diferentes meios. O resultado? Com o fornecimento de material que traga algum conhecimento para o consumidor, o retorno vem por meio da credibilidade que ele possui na empresa. “O trabalho do time de marketing daqui envolve a capacidade de oferecer informação valiosa, que permita o consumidor tomar as melhores decisões e faça as melhores escolhas, retribuindo-nos com a sua lealdade”, conta Giovanna. 
Como fruto do trabalho, ela ressalta que a marca conseguiu uma maior aproximação com seus clientes e é através, inclusive, da comunicação feita com ele por meio das redes sociais que eles têm a chance de conhecê-lo mais profundamente e realizarem uma aproximação mais efetiva. “Por exemplo, quando um consumidor comenta um post da marca no Facebook ou cita no Twitter, temos como visualizar o seu perfil, os assuntos que o interessa e o estilo de vida que o representa e procura. Com isso, oferecemos um conteúdo muito mais relevante e de real interesse do consumidor.” 
Dentre os conteúdos trabalhados pela Hellmann´s estão aqueles voltados para a indicação de receitas em que produtos da marca fazem parte dos ingredientes. “Estamos prestando o serviço de inspirar com receitas e mostramos a diferença de prepará-las com os nossos produtos. Os consumidores acham o conteúdo mais relevante porque não o veem como anúncio, pois ele está de uma forma desconstruída e mais focada no conteúdo e não a venda”, declara a executiva. Outro exemplo foi uma ação feita no Twitter, cujo objetivo era de ajudar o público a definir a receita para o dia a dia. “Nessa ação, denominada #preparapramim, as pessoas digitavam os ingredientes que tinham disponíveis na geladeira ou que estavam com vontade de usar junto à #preparapramim e o perfil da marca respondia com uma receita customizada que usava esses ingredientes, permitindo que ela preparasse na hora, sem ter que sair de casa”, conta Giovanna. Ao todo, foram mais de 80 mil engajamentos realizados e o compartilhamento de milhares de receitas. “Esses resultados mostram o potencial que um conteúdo relevante e valioso para o consumidor tem para que se construa engajamento e lealdade com a marca.”

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