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C de controle do orçamento

A maioria (85%) dos consumidores da classe C têm o costume de controlar o quanto ganham e gastam no mês, revelou pesquisa da Boa Vista SCPC, em parceria com o programa Finanças Práticas. O levantamento eletrônico, realizado com mil consumidores em todo o Brasil, buscou mapear a classe C em seus hábitos de consumo e controle das finanças. Dentro deste universo, 79% avaliam o quanto do orçamento já está comprometido até o pagamento da última parcela antes de efetuarem uma nova dívida, 94% realizam pesquisa de preço antes de uma compra, e 72% levam em consideração se o valor da parcela caberá no orçamento. 
 
Conscientes em relação às compras, 57% afirmam que as ofertas não influenciam de forma determinante na aquisição de um bem ou produto, além do planejado. Dos respondentes, 67% costumam ler tablóides e folhetos de lojas e supermercados em busca de ofertas, e declaram que a maior parte dos produtos adquiridos é decorrente de promoções. 83% preferem qualidade a preço e 69% optam por lojas com variedades, mesmo que tenham que se deslocar para isso. “Esses comportamentos revelam que a maioria dos consumidores vem usando as informações e promoções a seu favor, e não consumindo por ímpeto, arriscando o controle de seu orçamento e a sua reputação no crédito”, analisa o presidente da Boa Vista SCPC, Dorival Dourado.
 
Na autopercepção sobre os hábitos de consumo, 54% da classe C se declara equilibrada, 12% econômicos e 27% consumistas. As mulheres e os consumidores sem filhos são os que se declaram mais consumistas, com 35% e 29% das menções, respectivamente. 
“Os consumidores estão cada dia mais atentos ao seu orçamento e à importância de cultivar hábitos financeiros saudáveis. O programa de educação financeira da Visa, o Finanças Práticas, vai ao encontro desta necessidade, trazendo conteúdo relevante com uma linguagem simples e direta e, consequentemente, ajudando o consumidor a se organizar melhor”, explica Rogério Signorini, diretor sênior de Produtos da Visa do Brasil. 
 
Para o presidente da Boa Vista SCPC, Dorival Dourado, “a pesquisa revela um amadurecimento do consumidor, preocupado com planejamento e controle dos gastos, o que pode ser um reflexo, entre outras coisas, dos picos de inadimplência registrados em anos anteriores. Assim, o consumidor que nos últimos cinco anos passou a ter mais acesso ao crédito e descontrolou-se, está aprendendo gradativamente que o crédito é bom, se usado com disciplina e controle”.  
 
Questionados sobre as taxas de juros cobradas nos parcelamentos, 58% dos respondentes da pesquisa afirmam ter conhecimento disso em cada compra, e 66% consideram mais importante a taxa de juros do que o valor da parcela (34%). A pechincha, antes de comprar um produto ou bem, continua em alta: 80% possuem esse hábito.  
 
Compartilhar informações de gastos pessoais com familiares é importante para 86% dos pesquisados. Quando precisam parcelar alguma compra, 77% optam pelo menor número de parcelas, e quando não possuem dinheiro para aquisição à vista de um produto, 54% preferem efetuar a compra no mês seguinte. 
 
“Segundo o levantamento, 55% dos consumidores buscam informações sobre como controlar os gastos e receitas em sites e materiais disponíveis na Internet, reforçando a estratégia da Boa Vista SCPC e Finanças Práticas em continuar investindo em ferramentais digitais gratuitas e de qualidade”, finaliza Signorini. 

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