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AeC aplica gestão compartilhada

Apesar do medo que muito têm em receber, o feedback é fundamental para o desenvolvimento profissional, além de contribuiu para o bom relacionamento entre os colaboradores. Isso tudo porque o feedback apresenta um retorno construtivo sobre o desempenho, sendo um estímulo que demonstra o quanto o líder se importa e se preocupa com o colaborador, segundo Jackson Bruno de Almeida, gerente executivo de RH da AeC. “O feedback é a construção do conhecimento entre o líder e o colaborador sobre seu desempenho e comportamento. O líder que pratica feedback desenvolve o potencial dos colaboradores, estimula a participação e criatividade, estimula a integração da equipe e promove a educação contínua, com o objetivo de desenvolver atitudes e resultados sólidos.”
Sendo assim, a AeC, reconhecendo que aplicar um verdadeiro feedback é sempre um grande desafio, procura desenvolver nos líderes habilidades e competências necessárias para uma gestão compartilhada. A empresa desenvolve os gestores com um programa de Formação de Lideres e atuação no processo de Avaliação de Competências. “Entendemos que o investimento na liderança e a Cultura AeC são fortes ferramentas para o sucesso do nosso negócio”, completa Almeida.
Todo esse cuidado se deve porque, o líder, ao aplicar o feedback, precisa realizar antes uma análise da situação, determinar como será feita a abordagem, quais serão os efeitos e objetivos e ajustar-se para a receptividade. Além disso, o gerente da AeC comenta que é importante criar um ambiente propício, preparar para comunicar-se efetivamente e para procurar soluções para possíveis conflitos, não esquecendo ainda que o foco é firmar um acordo dos pontos abordados. “Para garantir assertividade no processo de aplicação de feedback, alguns cuidados são muito importantes, como por exemplo, ser específico, e não generalista, enfatizar comportamentos, e não pessoas, fazer perguntas, demonstrar ações em que o indivíduo possa fazer algo a respeito, e sempre partilhar informações, ao invés de dar conselhos ou simplesmente emitir opinião”, acrescenta.
Como resultado, a AeC tem inúmeros ganhos, segundo o executivo. Pelo lado dos funcionários, eles crescem, mantendo as habilidades, descobrindo seus talentos, e aumentando a motivação e comprometimento. “Para os líderes, possibilita a promoção de uma gestão mais segura, eficaz e assertiva, maximizando o desempenho dos colaboradores e elevando a taxa de retenção de talentos da organização”, explica. Mais do que isso, o feed back traz como reflexo a melhoria do atendimento. “Ele é eficaz principalmente por funcionar, numa analogia bem simples, como um mapa que indica o caminho que deve ser seguido para que o objetivo seja atingido.” Almeida conta que a AeC trabalhamos o feedback não com a intenção de inibir um comportamento, mas sim direcionar, colocar quais são as expectativas e buscar uma solução para o problema, sempre reforçando um comportamento positivo ou uma atitude correta.

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