Previsões do mercado de serviços móveis

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A despeito de previsões sobre incertezas econômicas, a Acision, empresa de serviços de mensagens, acredita que o cambiante cenário econômico oferecerá muitas oportunidades para as provedoras de serviços obterem receitas em 2009. Com base somente nas cifras para uso de SMS durante as festas do Ano Novo de 2008/2009, a Acision prevê que os serviços de mensagens e as receitas associadas continuarão a crescer globalmente a despeito da retração econômica. Diante disso, a empresa reuniu as previsões para esse ano, realçando as maneiras por meio das quais as provedoras de serviços poderão captar potenciais receitas e cobrar pelos serviços de forma mais eficaz.

 

Serviços de mensagens – O SMS ainda é a opção preferida para se comunicar e deverá continuar sendo o elemento impulsionador dominante para a obtenção de receitas com a transmissão de dados para as provedoras de serviços em 2009. Em mercados maduros e saturados, tais como a América do Norte, Europa e partes da região da Ásia-Pacífico, a Acision acredita que ´explorar ao máximo´ os ativos de rede subutilizados será fundamental para impulsionar mais receitas com serviços de mensagens. “Ao oferecer aperfeiçoamentos com valor agregado para os serviços de mensagens que já estão comprovando ser eficazes na comunidade on-line, tais como respostas automatizadas e serviços “out-of-office”, as provedoras de serviços poderão oferecer mais conveniência e produtividade aos usuários finais, aumentando ao mesmo tempo seus fluxos de receitas”, explicaSteven van Zanen, vice-presidente de marketing de produtos da Acision.

 

“Além disso, em todos os mercados, os serviços de mensagens serão cada vez mais uma forma fundamental de interagir com blogs pessoais e serviços on-line tais como Facebook, Twitter e MySpace. Essa abordagem foi muito bem sucedida nos EUA, onde as operadoras têm comercializado serviços de mensagens multimídia como um canal em suas ofertas para as redes sociais. Como resultado, o tráfego de MMS por usuário nos EUA é duas vezes superior à média global,” diz van Zanen.

 

Serviços móveis de banda larga – Os serviços móveis de banda larga deram uma guinada em 2008, particularmente nos mercados mais maduros. Os níveis substanciais de crescimento foram alimentados pela crescente disponibilidade de redes de acesso de alta velocidade, de modelos de preços baseados em taxas fixas, no maior uso de telefones inteligentes (smart phones) e em dispositivos de proteção para laptops do tipo ´plug and play´. A Acision prevê que até 2012 espera-se um aumento de nove vezes nas receitas com serviços móveis de banda larga, mas somente se as operadoras implementarem as soluções certas para controlar os volumes de tráfego na rede.

 

Marketing de serviços móveis – A Acision prevê que em 2009 o marketing de serviços móveis permanecerá em seus estágios iniciais, com as operadoras de serviços móveis continuando a experimentar soluções predominantemente de canal único. Porém, para aumentar significativamente as receitas, as provedoras de serviços precisarão obter mais da cadeia de valor do marketing de serviços móveis do que já fazem atualmente.

 

Cobrança – Em 2009, a Acision prevê que o modelo pré-pago de cobrança continuará a dominar todo o mundo na medida em que mais usuários optarem por telefones pré-pagos devido à recessão global e às limitações de crédito. A demanda por serviços pré-pagos deverá aumentar em regiões tais como a Índia e a China, assim como nos EUA, onde um cheque caução não é mais exigido para se adquirir um cartão SIM pré-pago. Desse modo, para que as operadoras reduzam a rotatividade de usuários pré-pagos, a Acision acredita que precisarão assegurar que sua tecnologia de cobrança convirja voz e dados em um mesmo sistema, opere em ´tempo real´ e acompanhe as tendências de marketing para criar ofertas novas e inovadoras para todos os usuários.

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