Thiago do Nascimento, COO da Privalia

Privalia reduz uso de 100 toneladas de plástico em parceria com Bioelements

Em um ano, empresa já substituiu mais de sete milhões de embalagens por soluções biodegradáveis fornecidas pela startup

A Privalia, plataforma digital multimarcas, divulgou que, em um ano, conseguiu reduzir cerca de 100 toneladas de plásticos produzidos em mais de sete milhões de embalagens substituídas. Segundo a empresa, isso é resultado da adesão, há dois anos, ao Programa Brasileiro GHG Protocol, responsável pela adaptação do método ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Uma das principais ações foi a troca das embalagens por opções biodegradáveis em parceria com a startup Bioelements, especializada nesses produtos.

“Desde o momento em que passamos a produzir embalagens biodegradáveis para a Privalia, a empresa já reduziu em 60% sua emissão de C02, em apenas um ano da troca. Isso nos mostra como possuir parcerias estratégicas amplia as possibilidades de abordar desafios sociais e ambientais, o que pode levar a resultados mais expressivos do que se cada organização atuasse de forma isolada. Em agosto deste ano, o Pacto Global da ONU no Brasil lançou o relatório ‘Um ano de ambição 2030’, avaliando sete movimentos lançados pela iniciativa no país. O levantamento aponta que os números relacionados às emissões de carbono ainda são muito baixos, sendo necessário ainda haver um grande avanço no tema para atingir a meta estabelecida pelo Pacto: uma redução de emissões no total de duas gigatoneladas de CO2 até 2030”,  comentou Adriana Giacomin, country manager Brasil da Bioelements.

Neste sentido, segundo ela, as empresas têm se mobilizado para promover uma cadeia de produção cada vez mais limpa, contribuindo para seu impacto ambiental, e também, gerando uma vantagem competitiva ao atrair consumidores e colaboradores que valorizam a ética e a sustentabilidade.  E, de acordo com Thiago do Nascimento, COO da Privalia, “por meio da oferta e venda de produtos de coleção ou estoques remanescentes, nossa empresa auxilia na saúde financeira das marcas parceiras, não só evitando o descarte e incentivando o acesso e a economia circular – reforçando seu compromisso com o ESG -, como também gerando uma grande economia interna”.

Na opinião de Adriana, não são necessárias ações grandiosas para passar a implementar soluções ecologicamente responsáveis dentro das empresas. “Pequenas providências efetivamente realizadas tornam reais os planejamentos em ESG mas, para isso, é necessária uma profunda transformação na mentalidade e na tomada de decisões, e a Bioelements atua para facilitar essa jornada, sem com que cada empresa perca seu diferencial e sua identidade.”

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