Qual entrega ter?

A migração do offline para o online é algo que está cada vez mais presente no dia a dia do mercado. Tanto que muitos empreendedores veem no e-commerce como uma boa oportunidade para aumentar espaço no varejo. Porém, é preciso ter conhecimento sobre a dinâmica desse setor, que exige maior rapidez no atendimento das demandas e manutenção na satisfação dos clientes. Por exemplo, é preciso saber trabalhar com o sistema de fretes, que chega a ser um processo complexo por conta do tempo de entrega e preço cobrado para o transporte. 
Para isso, é importante saber sobre as alternativas e tendências de logística, que podem ajudar no melhor desempenho do e-commerce. O fundador da Intelipost, Stefan Rehm, apresenta algumas dessas opções e suas vantagens:
Entrega reversa com horário agendado
Agendamento de entrega é um assunto muito importante para maximizar conveniência para o consumidor final e garantir sucesso na primeira tentativa. As transportadoras estão criando janelas de entrega e coleta entre uma e quatro horas para o consumidor agendar o serviço não só num dia especifico, mas também na hora certa.
Entregas em um “safe place”
O serviço de entrega em lugares pré-indicados no endereço de destino é uma questão de conveniência e segurança para o consumidor. As especificações do tipo “Deixar com vizinho X”, “Depositar com porteiro”, “Deixar na empresa X” ou “Não deixar com o porteiro” vêm seguidas de uma imagem do local onde foi depositado o pacote.
Entregas em “pontos de coleta”
Além da entrega no domicilio, as transportadoras oferecem entregas em lugares onde o consumidor consegue retirar o pacote, como os “Lockers” da transportadora, lockers de empresas especializadas, lojas próprias e lojas parceiros.
Aplicativo da transportadora para consumidores
As transportadoras refizeram os apps para oferecer mais conveniência para o consumidor, que consegue consultar qualquer tipo de informação pelo aplicativo, como status do pedido, agendar entrega, solicitar reversa, avisos em tempo real.
“In flight” modificações
As transportadoras começaram a oferecer a opção in “flight”, recurso que permite modificar o fluxo de entrega durante a mesma entrega. O próprio consumidor consegue modificar o endereço de entrega, o agendamento, devolução, etc. O ponto crucial dessa conveniência para o cliente é que não há envolvimento da loja, assim não há custo a mais para ele.
OmniChannel 
Todas as lojas com presença física estão expandindo a sua operação para canais virtuais, onde o consumidor pode explorar todas as maneiras de interação. Para algumas lojas, essa tendência já representa 35% da receita total, sendo a “Click & Collect” a forma mais comum, seguido do “Return in-store”.
Cross Border
Essa tendência se refere a formas de entrega que ultrapassam fronteiras, como a Inbound e Outbound. A primeira é uma gestão de entrada com fluxo concentrado nos fornecedores, enquanto a segunda se volta para o uma única fonte de entrega. As duas formas estão crescendo fortemente. O maior facilitador dessa tendência são transportadoras e softwares que conseguem reduzir a complexidade tributaria na importação e exportação. O aumento em volume baixa o custo de transporte que, em torno, aumenta a quantidade de entregas cross-border.

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