Qual o papel do varejo na próxima economia?

As transformações que estão definindo os rumos do varejo são responsáveis pela configuração de uma economia estruturada na tecnologia e caracterizada por constantes mudanças de comportamento do consumidor global. Essa nova realidade, limitada pelas relações de poder entre produção e distribuição e pela concentração dos negócios, é o tema principal do livro Multivarejo na Próxima Economia, elaborado pelos consultores Marcos Gouvêa de Souza e Alberto Serrentino.

A publicação é o resultado de treze anos de trabalho da consultoria Gouvêa de Souza & MD, que atua em diversos segmentos, promovendo pesquisas, congressos, seminários e viagens internacionais de estudo, contribuindo para o desenvolvimento do varejo no País. Na publicação, os autores fazem análise da evolução do comércio mundial, abordam diretrizes que determinarão o futuro do setor e apresentam o conceito de Multivarejo como a reunião de elementos e estratégias que deverão nortear o segmento na Próxima Economia.

Dividido em cinco tópicos, o livro começa com análise do comportamento do consumidor atual, enfocando sua relação com produtos, marcas e lojas e os elementos que influenciam sua decisão na hora da compra. Discutem os reflexos ocorridos no mercado varejista global e os elementos estruturais para a evolução dos negócios, como o aumento da competitividade, o processo de consolidação no mercado varejista, a globalização do setor e a nova polarização, caracterizada pelo aparecimento dos novos formatos em varejo-razão, varejo-emoção e varejo conveniência.

Os autores detalharão o conceito de Próxima Economia, com enfoque nas transformações no ambiente econômico e o impacto da tecnologia da informação, como os elementos estratégicos para definir os rumos do comércio mundial; e farão uma retrospectiva da evolução do varejo nos mercados desenvolvidos e no Brasil. A análise começa na década de 70 e vai até o final dos anos 90.

O grande destaque da publicação é a apresentação dos elementos que caracterizam o conceito de multivarejo, detalhando a influência de cada um no modelo que deverá nortear as estratégias das empresas para um varejo mais competitivo e mutável. Entre os fatores analisados, pode-se destacar os conceitos de: multicanal; multimobilidade, multivarejo-nação; multiparcerias; multiexperiência; e multitalento.

Para encerrar, os autores abordam o tema “branding” e fazem uma reflexão sobre as fronteiras do varejo, que tornam-se progressivamente mais abrangentes e indefinidas em um processo em que o grande desafio é determinar os instrumentos para a reinvenção do negócio do varejo no Brasil.

Ficha Técnica:

Título: Multivarejo na Próxima Economia
Autores: Marcos Gouvêa de Souza e Alberto Serrentino
Editora: Person Education do Brasil
Preço: R$ 38,90
Lançamento: 17 de junho
Horário: 19 horas
Local: Livraria Cultura – Shopping Villa Lobos – Avenida das Nações Unidas, 4777 – São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima