Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Qual o papel do varejo na próxima economia?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

As transformações que estão definindo os rumos do varejo são responsáveis pela configuração de uma economia estruturada na tecnologia e caracterizada por constantes mudanças de comportamento do consumidor global. Essa nova realidade, limitada pelas relações de poder entre produção e distribuição e pela concentração dos negócios, é o tema principal do livro Multivarejo na Próxima Economia, elaborado pelos consultores Marcos Gouvêa de Souza e Alberto Serrentino.

A publicação é o resultado de treze anos de trabalho da consultoria Gouvêa de Souza & MD, que atua em diversos segmentos, promovendo pesquisas, congressos, seminários e viagens internacionais de estudo, contribuindo para o desenvolvimento do varejo no País. Na publicação, os autores fazem análise da evolução do comércio mundial, abordam diretrizes que determinarão o futuro do setor e apresentam o conceito de Multivarejo como a reunião de elementos e estratégias que deverão nortear o segmento na Próxima Economia.

Dividido em cinco tópicos, o livro começa com análise do comportamento do consumidor atual, enfocando sua relação com produtos, marcas e lojas e os elementos que influenciam sua decisão na hora da compra. Discutem os reflexos ocorridos no mercado varejista global e os elementos estruturais para a evolução dos negócios, como o aumento da competitividade, o processo de consolidação no mercado varejista, a globalização do setor e a nova polarização, caracterizada pelo aparecimento dos novos formatos em varejo-razão, varejo-emoção e varejo conveniência.

Os autores detalharão o conceito de Próxima Economia, com enfoque nas transformações no ambiente econômico e o impacto da tecnologia da informação, como os elementos estratégicos para definir os rumos do comércio mundial; e farão uma retrospectiva da evolução do varejo nos mercados desenvolvidos e no Brasil. A análise começa na década de 70 e vai até o final dos anos 90.

O grande destaque da publicação é a apresentação dos elementos que caracterizam o conceito de multivarejo, detalhando a influência de cada um no modelo que deverá nortear as estratégias das empresas para um varejo mais competitivo e mutável. Entre os fatores analisados, pode-se destacar os conceitos de: multicanal; multimobilidade, multivarejo-nação; multiparcerias; multiexperiência; e multitalento.

Para encerrar, os autores abordam o tema “branding” e fazem uma reflexão sobre as fronteiras do varejo, que tornam-se progressivamente mais abrangentes e indefinidas em um processo em que o grande desafio é determinar os instrumentos para a reinvenção do negócio do varejo no Brasil.

Ficha Técnica:

Título: Multivarejo na Próxima Economia
Autores: Marcos Gouvêa de Souza e Alberto Serrentino
Editora: Person Education do Brasil
Preço: R$ 38,90
Lançamento: 17 de junho
Horário: 19 horas
Local: Livraria Cultura – Shopping Villa Lobos – Avenida das Nações Unidas, 4777 – São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima