Claudio Pasqualin, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da TransUnion Brasil

Quase metade dos brasileiros almeja crédito em bancos digitais

Estudo da TransUnion aponta crescimento na demanda por produtos de crédito de bancos digitais e lojas de varejo, principalmente entre millenials e pessoas de renda média

Quase um quarto dos brasileiros (24%) acreditam não ter acesso suficiente a produtos de crédito, como financiamento, cartões de crédito, empréstimos estudantis, etc. O número representa aumento de oito pontos percentuais em relação aos 16% no quarto trimestre de 2022. Em um ambiente de crescente demanda por crédito, os brasileiros têm buscado alternativas para atender às suas necessidades financeiras, principalmente por meio de bancos digitais e lojas de varejo. As conclusões fazem parte do “Consumer Pulse”, estudo divulgado pela TransUnion, empresa global de informações e insights, com dados referentes ao quarto trimestre de 2023. 

O relatório considera que produtos e serviços financeiros de varejistas, como supermercados e lojas, já são comuns entre a população brasileira. No quarto trimestre de 2023, 43% dos consumidores afirmaram que nos últimos 12 meses eles ou alguém de sua família utilizou cartão de crédito de varejistas e 26% afirmaram ter utilizado parcelamento direto do varejista. Além disso, 22% mencionaram que atualmente possuem conta e/ou cartão de crédito em lojas de departamentos/roupas.

Outra forma popular de acesso a produtos e serviços financeiros é por meio de bancos digitais. No quarto trimestre de 2023, mais da metade dos entrevistados (54%) afirmou já ter sido cliente de cartão de crédito de um banco digital. Além disso, o estudo identificou interesse significativo entre os entrevistados em se tornarem clientes ou expandirem relacionamento com essas instituições, uma vez que 46% planejam obter um empréstimo/cartão de crédito de uma fintech ou banco digital em 2024.

Carteiras digitais

Além disso, 51% dos pesquisados já adotaram o uso de carteiras digitais para enviar ou receber dinheiro e, entre os millennials, esse número chega a 57%. A alta penetração dos bancos digitais nos hábitos de consumo da população mostra o tamanho da oportunidade para as empresas que atuam no mercado bancário e que desejam expandir sua atuação nos segmentos menos atendidos da população.

Exemplo disso é que, enquanto 61% dos consumidores entrevistados afirmam que o acesso ao crédito é, pelo menos, muito importante para atingir os seus objetivos financeiros, 24% acreditam não ter acesso suficiente a produtos de crédito. “A população brasileira tem grande demanda por bens e serviços que facilitem sua vida e o crédito é um dos principais meios para acessá-los. Fintechs, bancos digitais e varejistas vêm atendendo em boa parte a essa demanda por inclusão financeira a partir da oferta de produtos de crédito facilitado e aderentes às necessidades de seus públicos”, explicou Cláudio Pasqualin, vice-presidente de soluções da TransUnion Brasil.

Barreiras de acesso ao crédito

Apesar da necessidade, o alto custo do crédito muitas vezes intimida os consumidores – 34% das pessoas entrevistadas afirmam escolher a instituição que lhes oferece as menores taxas de juros. Para que as empresas sejam competitivas, é importante que os futuros clientes sejam avaliados através de múltiplas lentes, e não apenas com base nas pontuações de crédito tradicionais. “Ter uma visão mais completa do consumidor, principalmente com dados alternativos e dados de crédito gera insights sobre seu comportamento como pagador, permitindo que as instituições ofereçam mais crédito, com menos risco, e de forma mais segura para seus negócios”, complementou Pasqualin.

Apesar de 61% dos consumidores reportarem que as suas finanças domésticas estão conforme planejadas ou melhores, 33% relataram um atraso de 90 dias ou mais no pagamento de qualquer fatura ou empréstimo nos últimos 12 meses, um aumento de 11 pontos percentuais em comparação com o 4º trimestre de 2022;

Além disso, no último trimestre de 2023, 63% dos entrevistados afirmaram ter adquirido produtos de seguros nos últimos 12 meses, em contraste com os 74% registados no último trimestre de 2022. Entre os fatores mais significativos durante o processo de compra estavam o preço, citado por 29% dos entrevistados, seguido pela cobertura, com 15%;

E as ameaças digitais, como o roubo de identidade, foram um obstáculo à utilização da tecnologia digital, citadas por 36% dos participantes do estudo. Novos desafios, como a qualidade e o custo da conexão de internet também foram relatados como obstáculos por 26% e 22% das pessoas entrevistadas, respectivamente.

Metodologia

O estudo “Consumer Pulse”, realizado pela TransUnion, contou com a participação de 994 adultos com 18 anos ou mais residentes no Brasil, e foi realizado entre 3 e 13 de outubro de 2023.

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