Em parceria com a NielsenIQ, estudo encomendado pela Amazon revela que assinatura aumenta a lealdade e o nível de satisfação geral dos clientes, com os setores de streaming e de varejo atraindo maior parte do público brasileiro
A assinatura de serviços prime ou premium está em alta no país, com 45% da população brasileira assinando algum tipo de serviço da categoria hoje. A informação consta do estudo “O que é ser prime para o consumidor brasileiro”, da NielsenIQ em parceria com a Amazon Brasil, que desvenda as motivações, hábitos e expectativas dos consumidores em relação a um mercado em ascensão. A pesquisa, que entrevistou mais de mil pessoas de todo o Brasil, destaca ainda os setores de streaming e de varejo como dois dos três que mais atraem assinaturas no país: 80% dos entrevistados assinam algum streaming, enquanto 77% dos respondentes assinam ou consideram assinar um serviço prime ou premium no setor de e-commerce, por exemplo.
O frete grátis é o que mais chama a atenção do público entrevistado, sendo o principal motivo para a assinatura de um serviço prime ou premium, em 74% dos casos, além de ser o benefício mais valorizado por 48% dos respondentes. A exclusividade é outro fator decisivo para os assinantes: 62% dos entrevistados acreditam que os descontos exclusivos são o principal atrativo para uma assinatura. Facilidade de pagamento com pontos ou descontos (51%) e acesso a benefícios exclusivos para uso contínuo do serviço/produto (50%) também figuram entre os principais motivadores para os brasileiros, quando o assunto é assinatura prime ou premium.
“O estudo em parceria com a NielsenIQ confirma que temos um cenário em que os serviços prime e premium conquistaram espaço no dia-a-dia do brasileiro, impulsionados pela busca por vantagens reais, experiências diferenciadas e, principalmente, pela conveniência. O Amazon Prime, nosso programa de benefícios por assinatura com mais de 200 milhões de assinantes globalmente, traduz isso na prática, combinando um serviço de compras e entretenimento, com ofertas exclusivas, frete grátis e muito mais. No Brasil, os membros Prime contam com frete grátis e rápido para todo o Brasil em compras de milhões de itens elegíveis, em dois dias para 1.300 cidades, e em um dia para mais de 200. Além disso, oferecemos ofertas exclusivas no site e no app Amazon Shopping, proporcionando uma experiência de compra completa e cheia de economias para todos os assinantes”, ressaltou Mariana Roth, líder do Amazon Prime no Brasil.
Outros dados da pesquisa trazem que a completude da informação se torna um diferencial competitivo quando se trata da experiência premium ou prime, com 75% dos assinantes demonstrando total consciência sobre os benefícios inclusos em seus planos, enquanto 59% aproveitam ativamente todas as vantagens oferecidas pelas plataformas de e-commerce. O estudo mostra ainda que toda a atenção às necessidades do público, traduzida em um atendimento prioritário e a serviços dedicados, se converte em fidelidade: 80% dos entrevistados afirmam que esse é um atributo decisivo para construir confiança e garantir sua lealdade a uma empresa, quando assinam um serviço prime ou premium.
A pesquisa ainda aponta que a decisão de investir em um serviço premium ou prime vai além do benefício individual, impactando positivamente toda a família: em 78% dos casos, a assinatura visa atender às necessidades do assinante e de seus familiares, enquanto 69% dos entrevistados pensam em seu próprio benefício. “A pesquisa em parceria com a Amazon mostra a ascensão dos serviços prime e premium no Brasil, impulsionada pela busca por conveniência, vantagens tangíveis e experiências superiores. Observamos que a assinatura deixou de ser um produto de luxo e se tornou uma solução prática para o dia-a-dia do brasileiro, impactando positivamente a rotina de toda a família. Neste cenário, o estudo evidencia também o potencial de penetração e crescimento deste mercado no país, impulsionado por consumidores cada vez mais exigentes e atentos ao valor agregado que uma assinatura premium ou prime pode oferecer”, complementou Roberta Zanini, líder de CMI Brasil da NielsenIQ.