O canal para quem respira cliente.

Quase metade dos usuários de cartões já pagam por aproximação

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Marcelo Scarpa, diretor executivo do Digio

Segundo pesquisa realizada pelo Digio, plataforma digital de serviços financeiros, 48% das pessoas consultadas afirmaram que realizam seus pagamentos por aproximação. Apontando os fatores praticidade e segurança como motivadores, estão adotando o hábito do contactless seja por meio do cartão físico  ou carteira virtual (wallet) em smartphones ou smartwatches. Deste número, 10% afirmaram usar essa função pois não precisam tocar nas maquininhas e assim se sentem mais distantes dos riscos da pandemia. 

A tendência de crescimento dessa modalidade de pagamento é comprovada também pelo estudo Panorama dos Meios de Pagamento no Varejo Brasileiro, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em parceria com o Instituto QualiBest. Segundo essa sondagem, o método cresceu 469,6% entre 2019 e 2020, momento mais crítico da pandemia em que o uso de recursos para evitar contato era maior, e movimentou R 41 bilhões.

Um outro levantamento, feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), evidencia que a inclinação se manteve forte em 2021. Os pagamentos sem contato ou por aproximação, no segundo trimestre deste ano, cresceram 694%, somando R 34,4 bilhões, ante R 4,5 bilhões no mesmo período do ano passado.

Recentemente, inclusive, o Digio anunciou a integração do cartão ao Apple Pay, para que os clientes utilizem a solução com o cartão virtual Digio. Em 2020, a bantech disponibilizou o Google Pay e o cartão contactless para os clientes. “Há um grande crescimento do uso de soluções tecnológicas que agregam os métodos de pagamento. Sentimos que nossa base de clientes tem respondido muito a outras funções e, segundo a pesquisa, só 13% não conhece a solução. Vamos continuar educando nossos clientes sobre os diversos temas relacionados às finanças e facilitar cada vez mais a experiência de compra”, reforça Marcelo Scarpa, diretor executivo do Digio.

Cartão Virtual
Quando o assunto é cartão virtual, 81% dos entrevistados contaram que já utilizam essa função em suas transações e 52% entendem sobre a dinâmica de segurança e praticidade dessa opção. Enquanto 36% ainda prefere utilizar a opção física do cartão. Esse estudo foi divulgado em julho de 2021.

O cartão virtual é uma funcionalidade que permite tornar as transações mais seguras, já que utiliza um outro número, validade e código de segurança. Ele deve ser utilizado apenas para realizar compras na internet ou por aplicativos, além de compartilhar o mesmo limite mensal com o cartão físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima