Não há outro caminho de sucesso que não seja o do respeito ao consumidor. A opinião é de Daisy Souza, diretora de relacionamento com o cliente da Tam, que aponta mudanças significativas no comportamento do consumidor. Entre as transformações, a diretora afirma que o cliente brasileiro é consciente e tem um grau de exigência elevado. “O consumidor aceita e entende os erros, mas não perdoa a falta de atenção quando deseja reclamar”, comenta.
Para ela, 2011 ficou marcado pela interação com o cliente via redes sociais. “Hoje o Twitter é o principal canal de relacionamento com o consumidor que a Tam tem. Temos 250 mil seguidores”, diz. Para a empresa a internet é uma ferramenta estratégica e fundamental para interagir com seus stakeholders.
Em comparação a 2010, a diretora garante que 2011 foi um ano muito melhor. “Em 2011 conseguimos melhorar nossos índices de qualidade de serviço, nosso volume de passageiros transportados aumentou e passamos atender novos públicos, que antes não usavam transporte aéreo”. Os bons resultados do último ano trazem uma única certeza para a Tam: “2012 será ainda melhor do que 2011”, conclui.