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Sanepar adota solução da SoftBrasil

A capacidade de disponibilizar informações em tempo real, com segurança e qualidade a custos mais acessíveis faz da internet uma alternativa cada vez mais empregada por empresas do setor industrial. É o caso da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) que adotou a solução Web@aglance, da Axeda, distribuída no Brasil pela SoftBrasil, para disponibilizar informações operacionais para seu corpo técnico e equipes de manutenção. Além de fornecer informações relativas ao consumo para clientes industriais. A solução está disponível na estação de Tratamento de Araucária (ETA), localizada na região metropolitana de Curitiba.

Segundo Tânia Mara Pereira Marques, coordenadora de manutenção de automação, a Sanepar realizou uma pesquisa ao longo de três meses para a escolha de uma solução que melhor se adequasse às necessidades da empresa. “Existem poucas alternativas no mercado que permitam a disponibilização conjunta, através da internet, de informações originadas de fontes diferentes, tais como sistemas supervisórios e sistemas corporativos tradicionais. Após avaliação destas alternativas, a SoftBrasil nos trouxe a melhor solução custo x benefício”, avalia Tânia.

Antes, as informações disponibilizadas através da internet eram apenas aquelas coletadas pelo sistema automatizado da Estação de Tratamento (ETA). Basicamente eram informações de status de funcionamento de bombas, nível, vazão, pressão e pH da água. Os parâmetros de qualidade da água, verificados em laboratório, eram lançados em planilhas MS-Excel e não podiam ser disponibilizados através da solução Internet existente na ETA.

A implantação da solução permitiu à Sanepar fornecer relatórios completos e detalhados, incluindo os parâmetros de qualidade da água, aos seus consumidores industriais. “Nossos contratos com os clientes industriais se baseiam na verificação e correção diária destes parâmetros de tratamento, mantendo-os dentro de limites negociados com os clientes. Precisávamos de uma solução mais dinâmica para levar estas informações até eles e também a nossas equipes de manutenção e operação”, explica Tânia.

Entre os benefícios destacados estão confiabilidade, redução dos tempos de parada de produção da ETA e transparência junto aos clientes. “Desde a implantação do sistema já sentimos várias mudanças positivas. As principais são relativas à redução do tempo e do número de paradas do sistema produtivo e a possibilidade de tomada de decisões e acompanhamento de sua execução, por parte do supervisor de operação, sem a necessidade de deslocamento até a ETA”, destaca Tânia.

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