Por conta da dificuldade de um motorista procurar por seu posto de gasolina preferido e, em seguida, realizar o pagamento através de cartões ou dinheiro, que a Sap, junto com a Toyota e a Verifone, anuncia o seu projeto para simplificar essa experiência de abastecimento de combustível. O protótipo visa que, com um toque na tela, os clientes possam encontrar o posto de gasolina mais próximo, autorizar o pagamento automático eletronicamente e receber cupons personalizados.
Desenvolvida sobre a plataforma Sap Hana Cloud, que permite processamento de dados em tempo real e em um ambiente de computação em nuvem, a solução agrega informações sobre a localização, a rota e o nível de combustível do veículo, bem como pontos de interesse do consumidor. A VeriFone fornece soluções de pontos de venda (POS) e a Toyota, por meio de seu Centro de Informação e Tecnologia (Toyota ITC), os dados de telemática.
O modelo funciona da seguinte maneira: o condutor é notificado quando o veículo está com nível baixo de combustível. Usando o sistema telemático do Toyota ITC, o veículo indica um posto de gasolina, baseado na localização e no nível de combustível do automóvel no momento. Também são consideradas pelo sistema as opções pessoais previamente informadas pelo motorista, incluindo postos de gasolina de preferência e estabelecimentos participantes do programa. Quando o carro chega ao posto de gasolina e estaciona próximo à bomba, o motorista pode autorizar a transação com um único clique na aplicação instalada no dispositivo móvel. Os postos de gasolina também podem oferecer descontos, pontos de fidelidade e outros cupons com base no perfil do condutor. Depois que o abastecimento é concluído, o motorista recebe um recibo eletrônico. Também é possível visualizar todos os abastecimentos anteriores e exportar as transações para outros sistemas, como relatórios de despesas.
“As soluções inovadoras da Sap continuam a aproximar os carros conectados à realidade dos consumidores”, afirma Gil Perez, vice-presidente sênior da área de carros conectados da Sap. “Nossa colaboração com a Toyota ITC e a VeriFone está transformando modelos de negócios e oferecendo às pessoas uma experiência simples e intuitiva. Nossas tecnologias de nuvem e Sap Hana podem ajudar setores como o automotivo, de petróleo e gás a realizar coisas que simplesmente não eram possíveis ou mesmo imagináveis no passado”.
“Considerando a mudança de paradigma no espaço automotivo na busca de um veículo conectado, focamos em criar soluções e desenvolver uma experiência melhor para o usuário, olhando para uma grande variedade de tecnologias e serviços emergentes. A colaboração com a Sap e a VeriFone foi outro marco importante em nossos esforços para criar uma experiência melhor quando se dirige um veículo”, diz Hironori Miyakoshi, vice-presidente executivo e diretor de operações do Toyota ITC.