Satisfação de clientes com bancos sobe

0
2
Em agosto, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) apontou que a satisfação dos consumidores com os bancos aumentou 3,1 pontos porcentuais. Passando de 41,7%, em julho, para 44,8%. O índice é medido pela ESPM. Ainda no setor financeiro, as seguradoras registraram ligeira alta de 0,5pp (de 78,4% para 78,9%). No caso dos bancos, a avaliação positiva cresceu em dois dos quatro players do setor pesquisados pelo INSC – Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Brasil. Em razão da maior oferta de crédito para aquisição de veículos, casa própria e para o setor agrícola. Além do anúncio do aumento dos lucros das instituições financeiras, revelado nos balanços do segundo trimestre do ano. Ainda assim, o índice fechou agosto em queda de 1,3pp (de 55,3% em julho para 54%).
Também tiveram alta hospitais & laboratórios (+ 0,4pp), saneamento básico (+ 0,8pp) e gás (+ 1,5pp). Por outro lado, todos os demais setores registram queda na satisfação dos consumidores: energia elétrica (a maior retração, com – 9,8pp), supermercados (- 1,6pp), lojas de departamento (- 2,5pp), vestuário (- 0,7pp), drogarias (- 2,7pp), indústria automobilística (- 3pp), eletroeletrônicos (- 1,1pp), indústria digital (- 4,5pp), personal care (- 0,4pp), bebidas (- 2,6pp), indústria alimentícia (- 6,4pp), bens de consumo (- 4,4pp), comunicações (- 1,1pp), convênios médicos (- 1,5pp), aviação (- 5,9pp), transportes metropolitanos (- 1,4pp), indústria farmacêutica (- 0,3pp) e construtoras (- 8,6pp).