Italiano Simone Montagna, que era responsável pelo mercado russo, assumirá em março no lugar de Silvio Munhoz
A Scania anunciou que, a partir de 1.º de março, o italiano Simone Montagna será o novo presidente e CEO das Operações Comerciais Brasil. Com quase 22 anos na companhia, ele sucede a Silvio Munhoz, que se tornará conselheiro da unidade comercial brasileira, e já está fazendo o processo de passagem de gestão. O executivo vai se reportar a Mats Gunnarsson, vice-presidente executivo das Operações Comerciais globais, e que tem base na matriz sueca.
Simone Montagna nasceu em Milão (Itália), em 1973, e completará 50 anos em março. Estudou Administração de Negócios na Universidade de Pavia. Fez MBA na mesma área pela Universidade de Negócios de Chicago (EUA). Entrou na empresa em julho de 2001 como diretor da Scania Serviços Financeiros Itália. Permaneceu no cargo até março de 2006 quando foi transferido para a Rússia e assumiu como diretor do mesmo setor. Em 2009, teve sua primeira experiência no mercado brasileiro como CFO (diretor financeiro) do Scania Banco. No mês de janeiro de 2016, virou diretor-geral do Scania Banco. Em julho de 2019, passou a acumular também a função de vice-presidente dos Serviços Financeiros da Scania na América Latina. A partir de outubro de 2020 teve, até então, a maior oportunidade da carreira ao se tornar o diretor-geral da Scania Rússia. Fala português, inglês, russo e espanhol. Tem dois filhos: um menino brasileiro de 11 anos e uma menina de apenas 1 ano e meio, que nasceu em Moscou.
“É o maior desafio profissional e pessoal comandar o principal posto da divisão comercial no País. Sou apaixonado por esta terra, tenho um filho brasileiro e profundo respeito pela sua história. Esses quase 10 anos de experiência no Brasil, me proporcionaram conhecer clientes de todas as regiões e entender os seus negócios com profundidade. Será um conhecimento valioso no dia a dia. O cliente estará sempre em primeiro lugar. Manter a liderança da transição para um setor de transporte mais sustentável é outro objetivo prioritário, bem como apresentar à sociedade produtos que, de fato, reduzam as emissões e não sejam aventuras impossíveis de comprovar a viabilidade”, afirmou Simone.
A experiência de ter trabalhado como presidente do Scania Banco e vice-presidente dos Serviços Financeiros da Scania na América Latina também serão aliados fundamentais na gestão, segundo o executivo. “Essa visão aprofundada e completa do mercado ajudará a entender ainda mais as necessidades dos clientes, as dificuldades, o quanto poderemos evoluir e viabilizar os negócios em parceria. Temos nossas soluções financeiras do Banco, Consórcio, Seguradora e, agora, a Scania Locação. Um leque completo à disposição”, concluiu.