Aproveite. Ainda dá tempo de inscrever seu case

O canal para quem suspira cliente.

Seis em cada 10 usuários acessam a internet pela televisão

Pesquisa da IAB Brasil sobre hábitos de consumo em TV conectada indica que internautas consideram positiva customização de publicidade no modelo

Entre os brasileiros que acessam a internet, 58% o fizeram pela TV, em 2023, sendo este o único dispositivo que vem apresentando aumento consistente ao longo dos anos. O dado faz parte de pesquisa “TV Conectada Brasil 2023: Hábitos de consumo e um panorama sobre a publicidade”, da IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país, realizada em parceria com a Offerwise, O levantamento apresenta dados e insights sobre o acesso de internet via televisão, formatos preferidos e a relação dos internautas com a publicidade em Connected TV (CTV). Para complementar o tema, a associação também apresenta um whitepaper sobre perspectivas para publicidade na CTV.  

O estudo da associação lembra que, segundo a TIC Domicílios, após dois anos de estabilidade, a proporção de usuários de internet no Brasil cresceu, atingindo a marca de 156 milhões neste ano, o que representa um alcance de 84% da população brasileira. “E esse crescimento da CTV reflete a mudança nos hábitos de consumo, com o usuário dando cada vez mais preferência ao conteúdo televisivo. De acordo com o levantamento, dos internautas com acesso à internet na TV, 78% consomem conteúdo na televisão diariamente ou quase todos os dias. Quanto ao tempo dedicado, 24% afirmaram passar de uma a duas horas por dia assistindo TV, enquanto 31% despendem entre duas e quatro horas diárias na atividade”, aponta a sondagem.. 

Outro aspecto considerado relevante pelo relatório é a tendência multitarefa durante o conteúdo televisivo: 83% dos internautas realizam outras atividades e, dessa porcentagem, 69% acessam outros dispositivos (smartphones, tablets, notebooks etc.) enquanto assistem TV. Esse comportamento destaca a importância de experiências integradas e personalizadas e a necessidade de soluções que prendam a atenção dos telespectadores – especialmente para marcas que querem atingir sua audiência. 

Oportunidade para anunciantes

A pesquisa “TV Conectada Brasil 2023” também indica que a CTV é um espaço de oportunidades para anunciantes, visto que 69% dos entrevistados viram anúncios nesse meio recentemente, sendo que, desses, 60% gostam ou não se incomodam com a publicidade. A personalização dos anúncios é vista como positiva por 66% dos usuários, o que também influencia nas decisões de compra: 3 em cada 5 internautas que foram impactados por anúncios em CTV realizaram a compra do produto ou serviço posteriormente. 

Os canais de TV aberta e aplicativos de streaming pagos são os favoritos dos usuários, ambos com 47% dos respondentes afirmando consumirem conteúdos nesses formatos em sua TV Conectada. Além disso, metade dos internautas dedicam 80% ou mais de seu tempo na televisão consumindo streaming.  

Para complementar os dados trazidos pelo levantamento, o IAB Brasil também está lançando o whitepaper “Publicidade nas grandes telas: perspectivas para CTV”, com insights trazidos pela transformação do cenário do consumo audiovisual, além de oportunidades e desafios para a publicidade na TV Conectada.  

O material também apresenta boas práticas para criativos em CTV e elementos fundamentais que as empresas devem levar em consideração nesse novo capítulo da evolução da televisão. Entre as recomendações, destacam-se: a necessidade de ter um storytelling efetivo, a importância de compreender diferentes jornadas de consumo e como a interatividade e a possibilidade de comprar produtos diretamente dos anúncios estão ganhando força nesse formato. 

Foto de Nicolas J Leclercq na Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima