Uma das grandes transformações que a vida conectada trouxe às pessoas foi a maior facilidade de se obter informações. Tanto que já é de conhecimento geral que, hoje, o cliente não consome nada sem antes pesquisar muito bem nos diversos sites, até ter certeza sobre sua escolha. Entretanto, ainda assim, há certas coisas que somente descrições, informações e opinião de outros consumidores não são suficientes para ajudar no processo de compra. Pensando nisso, a Coral investiu na realidade virtual para seu benefício, ao lançar o Coral Visualizer, em que a pessoa pode pintar virtualmente ambientes e ter uma noção de como ficariam.
Segundo a gerente de ativação de marca da AkzoNobel Tintas Decorativas, Fernanda Figueiredo, a ferramenta, lançada em 2014, permite que a pessoa não somente possa encontrar a tonalidade que ela deseja para o local, como tenha segurança de que sua escolha vá dar certo. “O aplicativo atua como facilitador da vida do consumidor, agregando confiança ao processo de mudança de cor do ambiente”, diz. Aliás, facilitar a vida dos consumidores é um dos principais objetivos das empresas que investem na tecnologia de realidade virtual. “Acreditamos que cada vez mais as empresas e marcas investirão nessa tecnologia para que seus consumidores saibam ou tenham a sensação de como será antes mesmo de adquirir determinado produto, seja a tinta para a decoração da casa, a cor da maquiagem, o estilo da roupa, etc.”, adiciona.
Ainda mais nessa fase em que as pessoas querem, cada vez mais, estar inseridas no meio digital e o virtual já está inserido em suas rotinas de forma natural. Não por menos, Fernanda conta que o Brasil é o primeiro país no mundo em número de downloads do Coral Visaualizer, com 4 milhões de usuários. “O que mostra grande receptividade por parte do nosso público.” E mais do que procurar ser uma inovadora, a executiva comenta que a ferramenta ainda resultou em aumento nas vendas, já que o público mais confiante com a opção feita, não hesita mais como antes.
Além disso, a boa aceitação do público com o aplicativo fez com que a plataforma já passasse por algumas atualizações, todas visando melhorias na experiência dos usuários. “Para o desenvolvimento do Coral Visualizer, foram realizados estudos na Inglaterra, França, China, Índia e no Brasil, com públicos segmentados, inclusive profissionais das áreas de arquitetura e design”, detalha a gerente. Na última versão, o cliente já é capaz de compartilhar o projeto nas redes sociais, para ter a opinião de amigos. “As simulações (mais de 2 mil cores disponíveis) podem ser feitas tanto a partir de uma foto quanto de um vídeo panorâmico. E, se houver no próprio ambiente um tom inspirador num objeto decorativo, por exemplo, a função ‘Seletor de Cor’ permite reconhecê-lo e utilizá-lo nas paredes.”