Seminário Ocupacional aborda a saúde dos operadores

0
1

A profissão que está mais abastecendo o mercado de trabalho nos últimos anos será tema de discussão no Seminário Saúde Ocupacional – Operadores de Call Center, que acontece no dia 24 de junho de 2004, no Centro de Convenções Rebouças. O evento é aberto a empresários do setor, supervisores, operadores e outros profissionais ligado ao setor de teleatendimento. No semninário, haverá a presença do auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), engenheiro Claudio Cezar Peres, que estará falando sobre legislação e regulamentação do setor, além de outros especialistas que estarão discutindo sobre este mercado.
O Ministério do Trabalho e Emprego tem se mostrado sensível ao grande contingente de trabalhadores nesse setor -aproximadamente 500 mil operadores, segundo a Associação Brasileira de Telemarketing – ABT-, e em breve estará publicando legislação específica, visando promover e preservar a saúde ocupacional dos operadores nesses locais. Esse nova legislação estará sendo apresentada pelo MTE. A Dra. Lys Éster Rocha, também do MTE e da USP, estará apresentando pesquisa sobre DORT e Saúde Mental, que tem como intuito de conhecer o ambiente de trabalho das empresas de Teleatendimento / Telemarketing.
A palestra de abertura desse evento será proferida pelo Dr. Mario Ferreira Júnior, presidente da Associação Brasileira de Promoção da Saúde. Um estudo inédito sobre medição de dose de ruído em Headset será apresentada pelo Profº Samir Gerges, Presidente da Sociedade Brasileira de Acústica e Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. O Prof. Samir é considerado uma das maiores autoridades mundiais em avaliação de ruído ambiental e ocupacional.
As Fonoaudiólogas Aldilene Guirau, Alessandra Celani Ejnisman e Renata Alloza estarão apresentando respectivamente Programa de Saúde Ocupacional de Sucesso – Case da TIM e Programa de Promoção e Conservação da Saúde Auditiva e Vocal. O Seminário Saúde Ocupacional – Operadores de Call Center tem apoio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Associação Brasileira de Telemarketing, Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho, revista Cliente S. A. e da Comunik.
Informações:
Maiores informações e inscrições no tel 0800 10 9494.
O valor da inscrição é de R$ 260,00
Dia: dia 24 de junho de 2004
Horário: a partir da 7h30
Local: no Centro de Convenções Rebouças, na Avenida Dr. Enéias de Carvalho Aguiar, 23 – São Paulo – SP
Programação
07:30 – Abertura da Secretaria Geral para Entrega de Materiais e Credenciais

08:30 – Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida no Trabalho
Mario Ferreira Júnior – Presidente da Associação Brasileira de Promoção da Saúde – ABPS e Coordenador do Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

09:15 – Ministério do Trabalho e Emprego – Ações a Serem Exigidas das Empresas de Teleatendimento/Telemarketing (Recomendações aos Auditores Fiscais do Trabalho)
Claudio Cezar Peres – Auditor Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Membro da Comissão Nacional de Ergonomia do MTE.

10:00 Coffee Break

10:30 – Pesquisa das Condições de Trabalho em Call Center Saúde Mental e DORT
Lys Esther Rocha – Médica do Trabalho da Delegacia Regional do Trabalho – DRT/SP e Pesquisadora da Universidade de São Paulo – USP

11:15 – Programa de Saúde Ocupacional de Sucesso – Case da TIM
Aldilene Rissato Adorno Guirau – Fonoaudióloga da Bioqualynet

11:45 – Sessão de Perguntas

12:30 – Intervalo

14:00 – Programa de Promoção e Conservação da Saúde Auditiva e Vocal
Alessandra Celani Ejnisman e Renata A. Garcia Alloza – Fonoaudiólogas da COMUNIK Assessoria em Fonoaudiologia

14:45 – Instrumentação e Análise da Dose de Ruído em Headset
Samir N.Y.Gerges – Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Presidente da Sociedade Brasileira de Acústica, Autor do Livro “Ruído Fundamentos e Controle”

15:30 – Práticas Bem-Sucedidas : Serviços e Equipamentos
– Earset
– Plantronics
– Zox Telecom

16:30 – Sessão de Perguntas

17:00 – Encerramento do Seminário Saúde Ocupacional Operadores de Call Center