O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Ser líder em tempos de crise

As notícias sobre o futuro da economia brasileira são preocupantes. A expectativa é que a inflação cresça 7,5% e o desemprego suba 6,5% até o fim do ano, o que deve refletir na queda do índice de confiança do consumidor. Na prática, isso pode significar um cenário de baixa nas vendas, como já mostrou recentemente a Páscoa. É nesse quadro de tantas incertezas que cresce proporcionalmente a importância da liderança para os bons resultados das empresas, como mostrou Azizeh Otilia Emleh, docente no Insper e sócia diretora da Trikkaia Desenvolvimento Humano, no segundo dia do Meeting de Vendas – As Feras do Multicanal.
Assim, hoje, o líder possui o grande desafio de gerir o time em tempos de crise, pois já está havendo nas empresas corte de custos, demissões, substituição de profissionais e menor investimento no desenvolvimento profissional. “Existem uma série fatores que fazem com que os profissionais se sintam mais inseguros. Cabe aos líderes atuarem da forma correta, direcionando a todos para o caminho correto.”
Nesse sentido, Azizeh destacou alguns pontos importantes que todo líder deve se atentar. Um desses é saber onde está pisando e os motivos de suas ações. “O gestor deve possuir uma visão realista para situar os colaboradores, mas sem perder a esperança. Também não pode se tornar um pessimista, pois cabe a ele incentivar o time”, explica. O líder precisa ainda ter em mente os valores da empresa, ser direto e claro na comunicação, bem como saber ser impopular, jogar a luz no problema e ouvir a radio peão quando necessário. “Sabendo atender todos esses dilemas que as vezes perpassam a liderança, ele poderá contaminar as pessoas para levar a todos ao desenvolvimento.”
A especialista pontuou ainda algumas habilidades fundamentais para todo líder:
– atuar com visão do todo e dar o exemplo;
– adotar a gestão transparente para manter a equipe informada sobre os rumos, resultados e objetivos;
– ter a predisposição do líder coach para ensinar e multiplicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ser líder em tempos de crise

As notícias sobre o futuro da economia brasileira são preocupantes. A expectativa é que a inflação cresça 7,5% e o desemprego suba 6,5% até o fim do ano, o que deve refletir na queda do índice de confiança do consumidor. Na prática, isso pode significar um cenário de baixa nas vendas, como já mostrou recentemente a Páscoa. É nesse quadro de tantas incertezas que cresce proporcionalmente a importância da liderança para os bons resultados das empresas, como mostrou Azizeh Otilia Emleh, docente no Insper e sócia diretora da Trikkaia Desenvolvimento Humano, no segundo dia do Meeting de Vendas – As Feras do Multicanal.
Assim, hoje, o líder possui o grande desafio de gerir o time em tempos de crise, pois já está havendo nas empresas corte de custos, demissões, substituição de profissionais e menor investimento no desenvolvimento profissional. “Existem uma série fatores que fazem com que os profissionais se sintam mais inseguros. Cabe aos líderes atuarem da forma correta, direcionando a todos para o caminho correto.”
Nesse sentido, Azizeh destacou alguns pontos importantes que todo líder deve se atentar. Um desses é saber onde está pisando e os motivos de suas ações. “O gestor deve possuir uma visão realista para situar os colaboradores, mas sem perder a esperança. Também não pode se tornar um pessimista, pois cabe a ele incentivar o time”, explica. O líder precisa ainda ter em mente os valores da empresa, ser direto e claro na comunicação, bem como saber ser impopular, jogar a luz no problema e ouvir a radio peão quando necessário. “Sabendo atender todos esses dilemas que as vezes perpassam a liderança, ele poderá contaminar as pessoas para levar a todos ao desenvolvimento.”
A especialista pontuou ainda algumas habilidades fundamentais para todo líder:
– atuar com visão do todo e dar o exemplo;
– adotar a gestão transparente para manter a equipe informada sobre os rumos, resultados e objetivos;
– ter a predisposição do líder coach para ensinar e multiplicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima