Através do programa Carbon Neutral, a expectativa é dobrar número de árvores reflorestadas até junho de 2025
A Simpress, empresa especializada em outsourcing de equipamentos de TI, informou a compensação de mais de 19 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) e reflorestou mais de 30 mil árvores por meio de seu programa Carbon Neutral. Com a iniciativa, são compensadas as emissões de CO2 emitidas pelo consumo de energia elétrica dos dispositivos (como notebooks, tablets, PCs, impressoras e smartphones) locados pelos clientes da Simpress, grandes empresas de setores como saúde, educação, governo e varejo, com operações em todo o Brasil. Atualmente, a Simpress faz a gestão de mais de 600 mil dispositivos em mais de 2,6 mil clientes no país.
O balanço do Carbon Neutral da Simpress abrange o período entre maio de 2023, quando o programa foi implantado, e dezembro de 2024. A expectativa da empresa é dobrar o número de árvores reflorestadas até junho de 2025. “A Simpress foi a primeira do setor de outsourcing de equipamentos de TI a neutralizar o carbono emitido pelo consumo energético dos dispositivos locados pelos clientes. Atualmente, de acordo com a empresa de inteligência de mercado IDC (International Data Corporation), 79% das empresas de grande porte avaliam se o uso de uma determinada tecnologia vai demandar mais ou menos recursos naturais”, destacou Georgia Rivellino, diretora de marketing e produtos da Simpress.
Cerca de mil contratos da Simpress já incluem a neutralização de carbono dos equipamentos. Os clientes que aderem ao Carbon Neutral recebem certificado do Green Carbon com chave de validação e selo digital FSC (Forest Stewardship Council), além de laudo técnico de sequestro de gás carbônico. O compromisso da Simpress é, até 2030, estar com 100% da base instalada neutralizada.
Em parceria com o projeto Green Carbon, da empresa catarinense de tecnologia NDD Tech, a compensação de CO2 é feita por meio do reflorestamento de árvores. A Simpress faz o cálculo do consumo de energia elétrica de cada equipamento contratado por mês e, então, o reflorestamento proporcional de árvores é realizado em uma área de dois mil hectares, na serra catarinense. “As políticas de ESG precisam estar cada vez mais presentes no cotidiano das organizações, e a rápida adesão dos clientes ao nosso projeto Carbon Neutral mostra que as áreas de tecnologia estão comprometidas com essa pauta”, afirmou a diretora.
Calculadora de CO2
Em 2024, a Simpress lançou – também em parceria com a NDD Tech – uma Calculadora de CO2, pela qual qualquer empresa interessada em neutralizar suas emissões pode calcular a quantidade de árvores necessárias para compensar o CO2 gerado pelo consumo de energia elétrica dos seus equipamentos de TI. A plataforma realiza perguntas simples sobre o número de smartphones, notebooks e demais equipamentos de TI ativos na empresa, funcionários, quantidade de páginas impressas no parque de impressão, entre outras.
Ao final, a calculadora informa a quantidade necessária de reflorestamento de árvores para compensar a pegada de carbono. O cálculo é baseado na média de consumo de energia elétrica de cada tipo de equipamento e o método adotado na compensação segue a certificação FSC (Forest Stewardship Council). “Nossa Calculadora de CO2 surgiu como uma forma de ampliarmos a crescente demanda por soluções e estratégias ESG entre os nossos clientes, que podem fazer essa compensação de forma simples”, concluiu Georgia.