Só no ano de 2013, o gasto do domicilio com uso de celular e tablets aumentou 12%, passando de R$ 684,00 para R$ 767,00 anuais, é o que mostra o ComTech, estudo da Kantar Worldpanel, que faz um acompanhamento do comportamento do consumidor quanto ao uso desses itens. Nele, foi possível verificar que, a comunicação tem um papel importante na vida das pessoas. A penetração de smartphones também vem crescendo significativamente, sendo impulsionada pelas gerações mais jovens, uma vez que chega a 41% na geração Y (pessoas com idades entre 19 a 34 anos), seguido pela geração Z (idades entre sete e 18 anos) com 37%. Já a geração X (idades entre 35 a 54 anos) representa 19% e com apenas 4% está a geração Baby Boomer (55 anos ou mais).
Apesar do crescimento, 37% das pessoas que não têm smartphones afirmam que não vão adquirir o produto nos próximos 12 meses. Entre os principais motivos estão: preço, falta de familiaridade com a tecnologia e planos de dados caros. Outros 24% dos consumidores estão em dúvida e 39% já decidiram que vão comprar um aparelho no período As principais marcas que esta parcela pretende adquirir são: Samsung, Nokia, Apple, LG, Motorola e Sony. A geração Z é a mais decidida entre os futuros compradores, sendo que 57% pretende comprar um smartphone nos próximos 12 meses, tendo a Apple e Samsung como marcas preferidas.
Foi possível ainda avaliar que o pré-pago está em alta, pois é mais barato para as gerações mais jovens. Apenas 10% da geração Z possui plano de celular por contrato e estes gastam, em média, R$ 50,54 com sua conta, contra 28% da geração Y, que tem um gasto médio de R$ 54,44. Já a geração X, com 38% costuma gastar R$ 75,90 e a geração BB, com 54%, registra o maior gasto de plano de celular por contrato, com R$ 95,39. Apesar de gastarem mais na conta do celular, as gerações mais velhas gastam menos ao adquirir seus aparelhos, gastando em média R$ 490,12. A X tem um gasto de R$ 554,55, a Z fica com R$ 616,20 e a Y, geração que mais gasta, fica com R$ 683,81.
O que é possível chegar à conclusão que o investimento é resultado das funções que agradam mais os jovens como, câmera, e-mails, navegação na internet, jogos, músicas, fotos e aplicativos.