O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Storytelling na conquista da atenção

Autor: Eduardo Adas
Quando o assunto é vender um produto, uma ideia ou um serviço, saber contar histórias é fundamental. O mundo corporativo tem passado por diversas mudanças e aquele velho modelo de apresentação, frio e objetivo, sem conexão com a audiência, tem mostrado que nem sempre é o caminho mais eficaz.  O que muitos profissionais questionam é se é possível estruturar uma história a partir de informações como dados estatísticos e números, ou ainda, se é possível inventar as informações da história para deixa-la interessante. 
A forma tradicional da comunicação em negócios não entretém, não engaja e não motiva. Isso gera dispersão da audiência, o maior inimigo do apresentador. É possível construir uma história a partir de informações simples. Quando o público não se interessa pelo assunto, ele não participa, portanto, a história tem que conectar e atingir a audiência que você quer mover. Isso não é possível com qualquer história, ela tem que ser uma construída na direção dos interesses de seu público, usando ou não pessoas como protagonistas. Abaixo, há uma lista dos principais mitos e verdades sobre o Storytelling:
– Posso inventar uma história para ganhar a atenção do meu público, independente se as informações são verdadeiras ou não. 
Mito. É aconselhável que na hora de contar uma história relacionada à empresa ou produto sejam utilizadas informações verdadeiras. Mostre quais foram os obstáculos e o que você fez para superá-los ou conte como fez para melhorar os números da sua área. Certamente houve um processo para chegar ao resultado. Fale sobre ele. A história pode não ser extraordinária, mas mostrará que seu discurso se baseia em transparência e verdade.
– Não é possível contar uma história a partir de números e dados. 
Mito. Sempre é possível contar uma história, mesmo que seja a partir de números e dados estatísticos. Como você conseguiu chegar àquele resultado? O que fará para melhorá-lo?  O que há de novo? São questionamentos possíveis de se fazer antes de construir uma história e contá-la.
– Se eu contar uma história, ao invés de apresentar somente dados, o público prestará mais atenção em mim.
Verdade. A ideia do storytelling é justamente engajar a audiência. Para isso, é preciso ficar claro para o público porque as suas informações são relevantes e como elas afetam o dia a dia, como elas interagem com a rotina dele.
– Uma apresentação é apenas mais uma apresentação. 
Mito. É preciso entender que uma apresentação, seja ela em PowerPoint, Keynote, Prezi, ou qualquer apoio visual, não deve ser vista como apenas uma apresentação, mas, sim uma história com começo, meio e fim, ilustrada como se fosse um filme, com uma sequência de imagens que crie uma conexão emocional com a audiência. Certamente, o engajamento será maior do que se o executivo apresentasse friamente os números e dados estatísticos.
Eduardo Adas é sócio da SOAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima