A Tam Linhas Aéreas apresentou as diretrizes do reposicionamento para se consolidar no mercado mundial de aviação. “Este é um momento extremamente significativo para a companhia, no qual reafirmamos um importante compromisso com nossos clientes”, afirma o presidente da Tam, David Barioni Neto. A missão e a visão foram revistas. O fio condutor desta nova etapa é a Paixão pela Aviação e o Espírito de Servir. O projeto, destaca Barioni, “retoma a essência da nossa origem, estabelecida por nosso fundador, o comandante Rolim Amaro: ´Comando a Serviço´. A isso aliamos nossos atuais objetivos: ampliar a excelência de serviços, de gestão e operacional”.
Os mais de 22 mil funcionários da Tam tiveram importante participação no processo que redefiniu a missão. Conclui-se que a companhia aérea deverá ser a preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade. A visão será trabalhar com espírito de servir faz as pessoas mais felizes. “Nenhuma mudança na política de gestão poderia ser feita sem o apoio dos nossos funcionários, que são os alicerces do nosso trabalho”, explica Guilherme Cavalieri, vice-presidente de Gestão de Pessoas e Conhecimento.
Segundo Cavalieri, o branding é o reflexo de um longo trabalho, em que a Tam está recuperando os valores. “A pró-atividade do comando e a excelência do serviço juntas levarão à busca contínua para ofertar o melhor serviço e o melhor produto aos nossos clientes”, completa. Está em andamento uma intensa campanha de endomarketing na companhia, envolvendo todos os funcionários.
O estudo de branding foi desenvolvido pela Thymus, do empresário Ricardo Guimarães. “A Thymus começou a atuar conosco em setembro de 2006, conduzindo uma completa revisão da essência da companhia para adequá-la às atuais condições do segmento e do mercado”, afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da Tam. A criação da nova logomarca é de autoria das agências Y&R, do Grupo Newcomm, e Dezign com Z. A Y&R também assina a campanha publicitária institucional, cujos primeiros comerciais estarão no ar nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro.
Inicialmente, o público perceberá as mudanças da comunicação visual da empresa nas lojas, nos balcões de check-in e nas posições localizadas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos e nas fachadas dos escritórios da empresa em São Paulo. “A modificação da nossa identidade visual vai muito além do que simplesmente uma questão estética. Os novos traços curvilíneos e azulados trazem uma mudança de cultura, comportamento e humanização da nossa longa trajetória que sempre foi ligada à paixão por aviação”, afirma a presidente do Conselho de Administração da TAM, Maria Claudia Amaro.