CEO da Cidadania4u conta os desafios na criação da plataforma que busca disruptar no setor
Graças à tecnologia, já é possível concluir um processo de cidadania italiana, portuguesa ou espanhola em até 48 meses, o que, antes, levaria de 10 a 12 anos. É o que promete – e tem conseguido entregar – a Cidadania4u, plataforma que acelera e torna assertivos os processos, em uma orquestração que engloba uso de inteligência artificial e equipes capacitadas a lidar com o alto grau de complexidade envolvido. Os clientes ainda podem acompanhar o andamento de cada etapa por meio de um app, que veio se aperfeiçoando ao longo dos cinco anos da empresa, conforme detalhou Rafael Gianesini, fundador e CEO da Cidadania4u, hoje (12), na 1030ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Em 2008, os irmãos Rafael e Rodrigo Gianesini entraram com um processo de pedido de cidadania italiana, como descendentes. Enfrentaram, então, uma caminhada permeada por burocracia e entraves, que só obtiveram sucesso 10 anos depois. A partir dessa dor sentida na pele, os irmãos, ambos experts em tecnologia com longa carreira desenvolvida na área, começaram a pensar se não haveria soluções tecnológicas capazes de encurtar esse caminho. Em 2018, analisando esse mercado, que lida com o sonho das pessoas, se depararam com um cenário abusivo, em preços e enganações, fora a burocracia já inerente. “Foi aí que nasceu a Cidadania4u, partindo da seguinte premissa: criar uma plataforma tecnológica para orquestrar e democratizar os processos de cidadania, em escala, com transparência, por meio de um app onde o cliente pode acompanhar, em tempo real, tudo que acontece.”
O desafio era atender mais do que cinco famílias ao mesmo tempo, sem quebrar a empresa, algo que descobriram era o limite desse mercado. A primeira barreira enfrentada nessa empreitada foi como conseguir escalar lidando com processos únicos – cada cliente com sua papelada, documentação e histórias exclusivas. Razão pela qual a empresa só nasceria mesmo um ano depois, já que a ideia era disruptar nesse mercado e não fazer igual ao que já existia. No final de 2019 a plataforma já estava testada e aprovada. O executivo contou que a falta de experiência como empreendedores foi suprida por um intenso esforço de escuta ativa, aproveitando os feedbacks para ir implantando as melhorias. “Fomos sempre pensando na jornada do cliente fluida como um todo, ou seja, eliminando as quebras de passagem de uma área para outra.”
Instigado a falar sobre qual o principal nó desatado pela tecnologia, o CEO respondeu que foi incrementar velocidade e assertividade. “Todo processo de cidadania pressupõe a emissão e análise de muitos documentos, fazer traduções juramentadas, os trâmites para conseguir a ‘Apostila de Haia’, validando a documentação em toda a Europa, etc. Então, hoje com um time de 450 colaboradores trabalhando com nossa tecnologia, conseguimos saber em que etapa está cada cliente e em qual delas pode estar demorando acima do previsto. Graças à capacidade de orquestração da plataforma, conseguimos análises preditivas para medir as consequências futuras e nos anteciparmos. Ou contratando e capacitando mais gente, ou melhorando a tecnologia.”
Após detalhar como se dá esse aumento de eficiência com o apoio do time de engenharia de produção, Rafael falou das diferentes complexidades nos casos da cidadania italiana, portuguesa e espanhola, para as quais a Cidadania4u foi se expandido. Tendo todos os processos deferidos até hoje na empresa, o executivo credita esse êxito ao esforço para que todas as etapas sejam concluídas com assertividade e façam sentido em todas as suas minúcias. Houve tempo para ele contar de que forma a empresa conseguiu deslanchar, mesmo enfrentando os desafios trazidos pela pandemia, e falar sobre o fator humano consultivo junto aos clientes, o uso intenso de IA na resolução de problemas e as projeções de crescimento por toda a América Latina, entre outros assuntos.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1029 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA volta amanhã (13), com Rafael Vaz, CEO da Vero Brodo, falando da aposta da empresa em novo segmento alimentício, e segue na quinta (14) com Leandro Capolupo, COO e cofundador da BonifiQ, abordando a gamificação dos programas de fidelidade.