A Telium Networks foi oficialmente lançada no mercado nacional de Telecomunicações em 2 de dezembro. A nova marca é resultado de uma negociação entre os executivos que dirigiam a IFX do Brasil e a IFX Corporation, que resultou na aquisição da carteira de clientes, bem como da infra-estrutura física e do know-how acumulados durante os cinco anos de atuação da IFX no mercado nacional. A Telium chega ao mercado com a meta de aumentar em 50% o faturamento anual de R$ 10 milhões.
“Estamos inaugurando um novo paradigma para o setor de telecomunicações, ao fundar uma empresa genuinamente brasileira, baseada no sucesso da bem-sucedida operação de uma multinacional no País, com um faturamento de R$ 10 milhões no ano de 2004 e crescimento de 25% ao ano. Em 2005, nossa meta é acrescer este valor em 50%”, afirma Daniel Sachet, diretor de operações da Telium.
Sachet diz que a Telium Networks simboliza uma mudança estratégica e mercadológica na atual linha de trabalho da IFX, a partir do momento que a companhia deixa de ser simplesmente fornecedora de produtos e passa a oferecer serviços que correspondem à realidade e necessidades de seus clientes. Neste novo cenário, a Telium atuará em cinco frentes principais: hosting (Web2go), acesso discado (Tutopia), redes corporativas (incluindo segurança) e plataformas de comunicação de voz e dados via Internet (VoIP), cabos, fibra ótica e ondas de rádio, além da oferta de serviços de colocation para datacenter, com servidores escaláveis de última geração.
De acordo Nivaldo Custódio, vice-presidente de negócios e tecnologia, o lançamento da Telium demandou um investimento inicial de R$ 4 milhões, destinados à ampliação da infra-estrutura (no segmento de conectividade, a empresa adotará o open-carrier, implementando estrutura própria em localidades não cobertas pelos parceiros), lançamento do Web2go (web hosting) no mercado internacional e fortalecimento da marca Tutopia (portal e provedor de acesso gratuito) no mercado nacional.
“Nos próximos seis meses, esperamos aumentar, em 500%, o acesso à Internet através do Tutopia, que já está presente em 1700 cidades de todo o Brasil”, complementa Custódio “E, com a oferta soluções integradas de TI, o que inclui consultoria, implementação e suporte, devemos incrementar expressivamente nossa base de clientes corporativos, sobretudo nos principais estados da região sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais)”, preconiza. O vice-presidente também informa que, no segmento de web hosting, as expectativas de ampliação da carteira, atualmente com 7 mil empresas de todos os portes, é de 100% no próximo ano.