Quem não gosta de ser bem atendido? Mais do que ser uma posição já vista como uma obrigação que as empresas devem assumir, um bom atendimento encanta e mostra ao cliente que a marca se preocupa com ele. Principalmente, depois que concluiu sua compra, uma etapa que muitas pessoas consideram ser o fim da relação com a empresa. E não é! Ainda mais no atual momento, com consumidores cautelosos, manter a proximidade e atenção pode ser o diferencial da empresa na conquista desse público. “Em uma empresa de serviços, ou melhor, em um clube de assinatura, o pós-venda é essencial visto que a assinatura é algo recorrente, mês a mês”, conta Ana Flora Singer, diretora comercial da Glambox.
Como hoje o cliente está gastando menos, acaba por aumentar sua exigência, a fim de conseguir ter maior segurança na compra feita. Por exemplo, quer ter a certeza de que irá comprar itens úteis e que não terá problemas com eles. Com isso, o pós-venda acaba por se tornar mais uma ferramenta para a loja passar essa confiança ao público. “Esse serviço deveria ser essencial não apenas em fase de economia conturbada”, acredita Ana Flora. Até porque, o maior risco que existe para quem não se preocupa com essa etapa é a não fidelização do consumidor. E sem isso a chance de se manter saudável no mercado é quase que nula.
Não só isso, segundo a executiva, dificilmente um produto dura a vida toda, inclusive no mercado. Mesmo que continue sendo vendido por muitos anos, como a televisão, com certeza passará por transformações conforme os anos. Isso porque a tecnologia e a inovação causam tais mudanças e o consumidor acompanha. Na realidade, tal situação também irá beneficiar as empresas, desde que mantenham um bom pós-venda, que mostrarão aos seus clientes as vantagens de trocar um item pelo outro, por mais que o antigo esteja em bom estado. “O cliente bem atendido antes, durante e depois vai se lembrar da empresa ou do atendimento na hora de procurar um novo produto”, adiciona ela.
No caso da Glambox, Ana Flora conta que o pós-venda já se inicia quando o usuário realiza a assinatura. Pois, de início, ele já recebe um e-mail de boas-vindas, com o passo a passo. “Também temos atendimento via e-mail, telefone e uma equipe dedicada às mídias sociais. Toda semana ele recebe as novidades do Glamclub, um clube de fidelidade que permite a troca de pontos acumulados por novos produtos, além das novidades da nossa revista online, a Glambox MAG”, diz. Ainda são enviados aos clientes códigos de rastreio das edições, para que possam acompanhar as entregas das caixas. “Uma equipe dedicada e bem treinada para falar com o cliente e solucionar seus problemas e dúvidas é a maneira mais eficaz para fidelizar o cliente através do pós-venda”, completa a executiva.