Primeiro município que utiliza a plataforma tem 93,8% de resolutividade médica
A TopMed anunciou o lançamento do Saúde 24h Smart, uma plataforma desenvolvida com tecnologia exclusiva e impulsionada pela inteligência artificial, que se propõe a transformar a maneira como as pessoas acessam os serviços de saúde. Segundo Valda Stange, CEO da TopMed, na jornada da experiência do Saúde 24h Smart os atendimentos são realizados sem filas de espera, graças ao acesso on-line instantâneo. “Algoritmos sofisticados possibilitam que os usuários sejam guiados por meio de um diálogo interativo que não só identifica necessidades de saúde, mas também define ações preventivas e terapêuticas personalizadas”.
A plataforma tem uma integração fluida com serviços avançados e, quando necessário, a pessoa recebe um link de acesso direto a uma teleconsulta, conectando-se a médicos em tempo real. “Há uma revolução em curso na saúde impulsionada pela IA. Rompemos a barreira do acesso imediato, seguro e responsivo, graças à nossa Assistente Virtual de Saúde, disponível durante 24h em todos os dias da semana”.
O processo ocorre de forma omnichannel em todos os canais da TopMed, que disponibiliza em ambiente digital e em tempo real para o paciente o histórico de todas as interações realizadas. O número de acessos é ilimitado, permitindo ao usuário procurar o canal sempre que tiver uma demanda de saúde. “A tecnologia é capaz de realizar triagens precisas e encaminhar os pacientes para os canais de atendimento em saúde. A integração da IA permite uma avaliação rápida e assertiva dos sintomas, garantindo que os pacientes sejam direcionados para o cuidado adequado de forma oportuna, o que significa paciente certo, na hora certa e no lugar certo”, explicou Valda.
Alta resolutividade
Entre as primeiras cidades a disponibilizarem a ferramenta, lançada recentemente em evento realizado em fevereiro deste ano, está a catarinense Pomerode, que tem obtido resultados demonstrados por um alto índice de satisfação entre os usuários. De acordo com os registros de atendimento, houve 130% de aumento no acesso ao serviço. A taxa de resolutividade médica de pronto atendimento digital alcança o índice de 93,8%. Pomerode é uma cidade onde a telefonia não funciona em algumas áreas. Nesse caso, o serviço de IA disponível via internet contribui para ampliar o acesso à saúde de muitos moradores locais.
“Os acessos a cuidados de saúde aumentaram no município depois que começamos com o uso da IA por meio do WhatsApp. Muitos habitantes contam apenas com a rede de internet em suas casas. Então, a TopMed oferece saúde de qualidade também a esse público que pode receber o atendimento necessário em sua própria casa”, diz Lígia Hoepfner, secretária de Saúde de Pomerode, que afirma que a implantação do serviço ocorreu de maneira rápida e precisa. “Não tivemos queixa em ouvidoria, nem reclamação sobre o atendimento. Só elogios ao serviço, inclusive pela facilidade de uso. Nos sentimos seguros de implantar essa tecnologia com o apoio da TopMed”.