O casamento é perfeito. De um lado, a Triad Systems, integradora de soluções de negócios, com forte penetração nas indústrias de telecomunicações, manufatura e serviços. De outro, a Lacis (Latin America Credit Integration Services), consultoria de negócios e integradora de soluções, especializada em crédito e cobrança. Com a aliança, a Lacis agrega ao seu catálogo de soluções tecnológicas o Cace (Controle de Agentes de Cobrança Externos), solução da Triad que automatiza os processos de gestão da carteira de clientes – da emissão de faturas à cobrança de inadimplentes e recuperação de clientes, passando pela definição de estratégias capazes de reduzir os riscos da operação financeira e garantir a lucratividade.
“Essa é uma aliança que tem tudo para dar certo. O Cace é uma ótima e funcional ferramenta aplicada à automação dos processos que dizem respeito à gestão da carteira de cobrança terceirizada, mas ainda é pouco conhecida pela indústria financeira, mercado no qual a Lacis tem forte atuação. Uma indústria que, pela natureza do negócio, é, potencialmente, a maior usuária do Cace”, explica Claudia Amira Fiaschitello, diretora-executiva da Lacis.
Simone Lima, gerente de relacionamento da Lacis, visualiza grandes oportunidades de negócio, sobretudo, nas áreas de gestão de cobrança terceirizada que, segundo ela, é um tema que ainda tira o sono de muitas instituições financeiras devido à ineficiência de ferramentas de controles neste segmento.
“Entre as muitas funcionalidades que a complementaridade das soluções da Lacis e da Triad oferecem está a criação de um canal de comunicação permanente, entre as empresas e os escritórios de cobrança por elas contratados”, argumentam Claudia e Simone. Ambas consideram que a modularidade é outro diferencial do produto da parceira, o que o credencia no segmento de mercado representado pelas pequenas e médias empresas, e não apenas no nicho das grandes instituições financeiras e corporações em geral.
Complementaridade – O diretor da Triad Systems, Silvio Rodrigues, explica que, normalmente o trabalho de gestão da carteira de clientes é executado por agentes externos. Mas, por conta do grande volume de documentos gerados e a virtual falta de padronização das informações, o controle do processo torna-se, senão impossível, muito difícil e falho, o que expõe as empresas ao risco da evasão de receita. “O Cace proporciona total controle sobre os arquivos trocados pela empresa com os agentes externos, a gestão plena e segura do conteúdo de cada documento”, resume Rodrigues. O executivo explica que, com base em parâmetros definidos pelas empresas, o Cace executa automaticamente a distribuição das faturas entre os agentes, confere os valores negociados com os clientes, gerencia os contratos de financiamentos e calcula as comissões cobradas pelos agentes, juros e valores de repasses.
A Lacis, enquanto consultoria e integradora, representa com exclusividade no Brasil os produtos da empresa canadense CGI-AMS. Também especializada em consultoria de negócios, a canadense é dona do CACS – Computer Assisted Collection System – solução que se aplica à gestão de processos de cobrança, desenhada para o ambiente dos mainframes. Outra ferramenta de apoio à gestão de operações de crédito e cobrança integrada pela Lacis é o software Émerix, da argentina Soft Office, e que, tanto quanto o Cace, é desenhado para rodar na plataforma baixa (cliente-servidor e web). Isso, porém, não significa que os dois se sobrepõem, esclarece Claudia. A diretora-executiva da Lacis considera que cada produto tem sua aplicação.