Triplica o número de passageiros afetados por cancelamentos de voos no Brasil

Estudo da Airhelp aponta que atrasos e cancelamentos de voos impactaram 19,7 milhões de consumidores

O volume de passageiros afetados por cancelamento de voos no Brasil mais que triplicou em dois anos, segundo levantamento da AirHelp, empresa de tecnologia de viagens que auxilia passageiros em interrupções de voos. Em números absolutos, 1,3 milhão de passageiros foram afetados por cancelamentos em 2022 ante 4,3 milhões em 2024, representando alta de 231%. Em 2023, 3,1 milhões foram afetados, alta de 39%. Este tipo de ocorrência, quando não provocado por questões meteorológicas ou de força maior, pode originar pedidos de indenização às companhias aéreas.

A proporção de passageiros atingidos por cancelamentos também aumentou. No ano passado foi 1 em cada 22. O total em 2023 foi de 1 em cada 31. Já em 2022, 1 em cada 65. As companhias aéreas brasileiras transportaram 99,6 milhões de passageiros no ano passado. O volume é ligeiramente superior ao verificado em 2023, quando 99,3 milhões de passageiros foram transportados nos aeroportos brasileiros. Em relação a 2022, os números são bem superiores, quando 85,8 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos brasileiros.

Somados, atrasos e cancelamentos superiores a 15 minutos afetaram 19,7 milhões de passageiros no ano passado (1 em cada 5). Em 2023, os atingidos pela somatória das duas ocorrências foram 19,2 milhões (1 em cada 5). Já em 2022 os prejudicados por esses transtornos totalizaram 13,3 milhões (1 em cada 6). Atrasos superiores a 2 horas afetaram 877,2 mil passageiros (1 em cada 113) no ano passado. Em 2023, foram 855,9 mil (1 em cada 116) e, em 2022, foram 591,8 mil (1 em cada 145).

Segundo o levantamento da AirHelp, 1 em cada 19 passageiros, em 2024, preencheu os requisitos de elegibilidade para solicitar indenização financeira às companhias aéreas por transtornos causados por atrasos superiores a duas horas e cancelamentos.

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