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Turner divulga pesquisa Screens

Em um cenário marcado cada vez mais pela convergência de meios, a pesquisa Screens se propôs a entender como as pessoas têm consumido conteúdo nas diferentes telas. Coordenada por Renata Policicio, diretora de pesquisa de vendas publicitárias na Turner América Latina, Screens dividiu o público em cinco grupos etários: kids (7 a 10 anos), teens (13 a 15), youngs (18 a 24), early adults (25 a 34) e late adults (35 a 49), e também em dois subgrupos: os “duo plataforma”, que tinham TV por assinatura e computador, enquanto os “multiplataforma” também usavam tablet e/ou smartphone. A metodologia passou pelas etapas de imersão, com entrevistas de especialistas; conexão com os targets através de diários online e entrevistas em profundidade, além de questionários online na etapa de dimensionamento. 
Além de revelar a penetração de cada dispositivo entre os entrevistados, essa abordagem permitiu principalmente identificar o comportamento e motivações em cada um dos grupos. Para o público kids, a novidade, a surpresa e o aspecto mágico, por exemplo, foram apontados como as principais expectativas na hora de consumir conteúdo. Os teens já citaram a necessidade de reconhecimento e pertencimento, e os youngs indicaram a autoconfiança como uma motivação importante de consumo. Já os early adults, por sua vez, buscam a diferenciação em suas escolhas, enquanto os late adults objetivam a autoaceitação e realização pessoal. 
O estudo também sinalizou as preferências de conteúdo. Para os kids, por exemplo, os desenhos animados são a preferência, seguidos de filmes, séries, esportes e música. Já os teens preferem os filmes, seguidos de séries, desenhos animados, esportes e música. Os youngs assistem mais filmes e, na sequência, música, séries, desenhos e esportes. Os early adults e late adults escolhem filmes e, depois, música, séries, desenhos e esportes. 
A pesquisa confirmou, ainda, que a televisão tem, cada vez mais, seu conteúdo repercutido nas redes sociais. Ou seja, o consumidor utiliza várias plataformas ao mesmo tempo, de forma complementar, e não uma em substituição a outra. 
Já no que diz respeito a pagar por conteúdo, a pesquisa revelou que mais de 40% do público adulto está disposto a pagar por conteúdo, seja na TV, no PC ou no celular. Por outro lado, as crianças e adolescentes não mostram a mesma disposição, principalmente por saber que o conteúdo pode estar disponível de forma gratuita na internet, em pouco tempo. 
Desde 2005, a Turner investe em pesquisas com o objetivo de entender como os telespectadores, crianças e adolescentes, relacionam-se com diferentes telas, plataformas e tecnologias quando consomem conteúdo, além de suas expectativas com relação a cada dispositivo. Em 2013, a novidade ficou por conta da inclusão do público adulto na amostragem.

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