“O ano de 2011 foi excelente para o mercado de TV por assinatura e atualmente atinge mais de 40,1 milhões de brasileiros”, afirma Vito Chiarella, vice-presidente de clientes da Sky. O executivo pontua que serviço de TV paga costumava ser muito concentrado nas regiões Sul e Sudeste, mas hoje as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste crescem acima da média nacional. “Sem dúvida, o aumento da penetração do serviço, liderado principalmente pela nova classe média é um dos grandes marcos do ano. Esta mudança é muito positiva e mostra como o Brasil está crescendo”.
Hoje a exigência e interação dos clientes com as marcas é muito alto. “O chamado boca a boca é uma das principais formas, e talvez a de maior credibilidade, que o consumidor tem para se informar sobre um produto, serviço ou empresa”, opina Chiarella. Para atender a este novo perfil, o executivo diz que atualmente é preciso atender o cliente onde e como ele deseja. É necessário estar preparado tanto para fazer um atendimento físico, via telefone, on-line, via redes sociais, quanto ter agilidade para adequar processos, linguagem e pessoas para fazer o atendimento.
O vice-presidente ainda comenta que se compararmos 2010 com 2011, o crescimento da renda e da economia e o aumento de ofertas de pacotes direcionados à nova classe média ajudaram a alavancar o setor. “Acreditamos que 2012 será um ano de consolidação deste crescimento e a Sky continuará investindo em atender seus assinantes com excelência, buscando implantar o que há de melhor no relacionamento com o cliente”, complementa.