O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Unibanco ganha produtividade com solução SAS

Conhecer profundamente os mais de 14 milhões de clientes da Unicard Unibanco, que congrega as operações de cartão de crédito do Unibanco e da Fininvest, seria uma missão quase impossível se a instituição não tivesse feito, há quatro anos, investimentos maciços em tecnologia e recursos humanos. Segundo Carlos Formigari, diretor de projetos, os resultados já são muitos: maior eficácia para gerenciar a base de clientes, analisar o crédito e conhecer o comportamento da clientela por segmento, bem como sua propensão
para a compra.

O Unibanco foi uma das primeiras empresas do mercado brasileiro a adquirir a solução de datamining do SAS (Enterprise Miner). Desde 1999, o modelo de business intelligence da instituição é aperfeiçoado internamente e hoje vive um momento de expansão. A solução integra um sistema que dá sustentação às decisões de marketing, risco, comercial e cobrança, impactando positivamente até mesmo as decisões na central de atendimento a clientes. “O cliente passa o cartão numa loja e a aprovação do crédito precisa ser feita em apenas cinco segundos. O processo de decisão é on line, feito com base no histórico do cliente. Além disso, desenvolvemos a capacidade de decidir a aprovação de um cartão de crédito em 30 segundos, graças à aliança do trabalho de modelagem de dados e plataforma tecnológica de ponta”.

A combinação entre tecnologia e recursos humanos pode ser considerada a principal razão para o sucesso, já que, além do software, a Unicard Unibanco tem à disposição uma equipe interna – com mais de 50 profissionais entre engenheiros, economistas, estatísticos, matemáticos, administradores e pessoal de marketing – dedicada full time ao desenvolvimento de aplicativos. Além disso, existe dois laboratórios, um com 32 estações de trabalho para modelagem de dados e outro com estações volantes, para datawarehouse. “Todo esse trabalho de background é que dá sustentação ao serviço de atendimento dos clientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima